Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A Vida Secreta das Viúvas Panjábi

 

A minha opinião:
Ups, enganei-me. Não era bem isto que eu esperava. Devia ter reparado no título do livro em inglês -"Erotic stories for Punjabi widows". Assim teria percebido que a vida secreta destas viuvas (que não tinham contacto com homens) era bem diferente do que eu imaginava. Sequer a sinopse o sugeria. Contudo, este romance é um prazer de ler.

Um pequeno e restrito grupo de mulheres reuniam-se numa sala do templo para um curso de escrita criativa. Ups, enganaram-se. A jovem Nikki que foi dar estas aulas não sabia o que a esperava e estas mulheres também não. O laço que criaram, esse foi o esperado. Comparações geracionais, desabafos e delirios que quebravam a solidão e a monotonia dos dias numa comunidade panjábi em Londres. As tradições e os casamentos arranjados num enredo que combina na perfeição humor e drama para uma leitura imparável.

Os segredos que aquelas mulheres gradualmente vão desvendando, com sensibilidade e bom senso, manteve-me em suspense e empolgada com o movimento iniciado que ansiava por um bom desfecho. E não falhou, adorei.

Autor: Balli Kaur Jaswal
Páginas: 352
Editora: TopSeller
ISBN: 9789895640171
Edição: 2020/ novembro

Sinopse:
Há histórias que têm o poder de mudar vidas…

Nikki desiludiu a sua família conservadora várias vezes: desistiu da faculdade, saiu de casa e trabalha num pub, passando grande parte do tempo a tentar afastar-se das tradições indianas.

Quando aceita dar aulas de escrita criativa no centro comunitário local, fica entusiasmada com a possibilidade de ajudar algumas viúvas da comunidade panjábi em Londres, mas o que encontra é um pequeno grupo de mulheres iletradas que, embora pouco interessadas nos ideais de Nikki, estão cheias de histórias para contar. Para sua surpresa, a aparente modéstia das viúvas esconde uma secreta vida interior rica em memórias e fantasias, o que transforma as aulas em momentos de partilha de contos apaixonantes e sensuais.

Ao mesmo tempo que compartilham as suas fantasias mais secretas, as viúvas revelam alguns dos segredos mais sombrios da comunidade. Com as aulas a gerarem interesse em cada vez mais mulheres, Nikki e as alunas começam a correr alguns riscos. Conseguirá esta comunidade repressiva e controladora aceitar as aulas de escrita erótica e as cruéis verdades que aí são reveladas?

Num tom ligeiro e cheio de humor, são aqui abordados temas muito atuais: a integração dos imigrantes nas comunidades onde vivem e trabalham, e como as mulheres desafiam uma estrutura extremamente machista na comunidade indiana panjabi.

Sem comentários:

Enviar um comentário