Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

As mensageiras da esperança

 

A minha opinião:
Possivelmente o melhor romance de Jojo Moyes. 

As expectativas eram baixas. Confesso que o título e a capa não me convenceram mas como era o último romance desta autora não o poderia perder. E muito grata estou à Porto Editora por me ter cedido este exemplar que devorei, renitente ao início e depois absorta e inquieta. O meu coração vibrava em uníssono com estas extraordinárias personagens. E o que não me convenceu de início, fez todo o sentido depois de o ler.

De realçar que é baseado no projeto da Biblioteca a Cavalo WPA que decorreu entre 1935 e 1943 numa das regiões mais pobres do EUA, a leste do Kentucky, quando estóicas mulheres enfrentaram adversidades para levar instrução, lazer e conforto a quem mais precisava e ainda venceram preconceitos. Neste romance, o pequeno núcleo de cavaleiras superou a maldade hiócrita de um poderoso da região. O que me frustou foi que ele não tivesse o fim que eu acho que merecia. Em compensação, o desenrolar dos acontecimentos não poderia ser mais satisfatório, com o mérito e a felicidade a quem a devia alcançar.

Épico e uma brilhante homenagem. Empolgante e emocionante. Um romance da Jojo Moyes que não irei esquecer.


Autor: Jojo Moyes
Páginas: 428
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03345-1
Edição: 2020/ novembro

Sinopse:
Alice Wright casa-se com o belo americano Bennett Van Cleve na esperança de escapar a uma vida sufocante, em Inglaterra. Mas a pequena cidade de Kentucky rapidamente se revela igualmente claustrofóbica, sobretudo vivendo Alice com o sogro autoritário. É então que é feito um apelo para a participação das mulheres da cidade numa equipa para entregar livros; um projeto da nova biblioteca itinerante de Eleanor Roosevelt. Alice adere com entusiasmo.
Alice conhece assim Margery, a líder desta equipa, uma mulher autossuficiente e de discurso inteligente que nunca pediu permissão a um homem para nada. A elas juntar-se-ão três outras mulheres singulares que ficarão conhecidas como as Packhorse Librarians of Kentucky.
A aventura destas mulheres - e dos homens que amam - torna-se um drama inesquecível de lealdade, justiça, humanidade e paixão. Estas mulheres, autênticas heroínas, recusam-se a ser intimidadas pelos homens ou pelas convenções. E embora enfrentem todos os tipos de perigos, não desistem da missão que abraçaram: levar a sabedoria, a leitura e o mundo fantástico dos livros até aos mais pobres e desfavorecidos.
Mas quando a comunidade de Baileyville se voltar contra elas, será que a determinação - e o poder da palavra escrita - será suficiente para as salvar?

Sem comentários:

Enviar um comentário