Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Herança

 

A minha opinião: 

Um bom palpite sobre este romance que se revelou certeiro. Autoficção. Uau!

Herança é a ponta do iceberg numa relação familiar conturbada que oculta mágoas e receios, principalmente da narradora/ protagonista, como segunda mais velha de quatro irmãos. E se inicialmente se divaga como justa ou não a partilha de duas casas de férias com as duas filhas mais novas e a apropriação das mesmas, também se percepciona uma enorme tensão e um grande suspense que prende a uma narrativa realista, E o pior, é que o leitor não se consegue alhear do drama com a sua natureza e história pessoal. Um romance que provoca emoções intensas, violentas e invasivas.

A revelação, que o leitor antecipa, mas não quer crer, é devastadora. O que se passa no seio daquela familia, dita normal, que quer persevar a honra e o legado reflecte-se na Herança, que não é apenas de ordem financeira.

Extraordinário romance que explora emoções e sentimentos perante um trauma. Não será certamente para todos os leitores mas eu não o esquecerei. 

Autor: Vigdis Hjorth
Páginas: 344
Editora: Livros do Brasil
ISBN: 978-989-711-141-9
Edição: 2021/ setembro 

Sinopse: 
Quatro irmãos. Duas casas de férias. Um segredo. Há vinte anos que Bergljot se mantém fora da órbita da família, mas, quando uma disputa em torno do testamento dos pais sobe de tom, ela não poderá ficar calada. Ambos vivos, os pais decidem deixar duas casas de veraneio às suas irmãs, deserdando de uma parte importante do património da família os dois filhos mais velhos. Visto de fora, este é um simples caso de favoritismo. Bergljot, que vive desde a infância com um segredo terrível, faz contudo uma leitura diferente: para ela, esta é a derradeira estocada para acabar com a verdade, o último insulto às vítimas. Herança é um romance lírico sobre trauma e memória, sobre sobrevivência e força. Controverso, caminhando entre realidade e ficção, este foi um dos maiores êxitos da literatura norueguesa dos últimos anos, granjeando a Vigdis Hjorth múltiplos prémios e traduções da sua obra para mais de vinte línguas.

Sem comentários:

Enviar um comentário