Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2021

A Bastarda de Istambul

A minha opinião: 

Elif Shafak já entrou na órbita de escritores que não dispenso, com histórias coloridas e magnéticas que se passam em Istambul. E personagens femininas incriveis. A bastarda não é exceção. Uma personagem assim não poderia nascer numa familia normal mas numa em que havia demasiadas mulheres e demasiados segredos acerca de homens que tinham desaparecido demasiado cedo e de um modo demasiado peculiar; e que por mais que se esforçasse nunca iria ser bela. 

E depois, temos Armanoush, filha única de pais ressentidamente divorciados, provenientes de contextos culturais diferentes. Arménio-americana. E quando estas duas personagens se cruzam inalamos caos e vida nas páginas deste romance e que numa palavra se pode caracterizar como burlesco. Apesar de o que está em causa é a continuidade da memória humana com o que se passou entre duas etnias em Istambul. 

De realçar, os muitos escritores que este romance serve de ponte, como Milan Kundera, entre outros. 

Ma-ra-vi-lho-so. Revigorante, o que li de sorriso arregalado até meio mas depois assume um tom mais dramático com a saga familiar.

Autor: Elif Shafak
Páginas: 372
Editora: Jacarandá
ISBN: 9789898752376
Edição: 2015/ janeiro 

Sinopse: 
Numa tarde de chuva em Istambul, uma mulher entra num consultório médico. «Preciso de fazer um aborto», declara. Tem dezanove anos de idade e é solteira. O que acontece naquela tarde mudará para sempre a sua vida.
Vinte anos mais tarde, Asya Kazanci vive com sua família alargada em Istambul. Devido a uma misteriosa maldição que caiu sobre a família, todos os homens Kazanci morrem aos quarenta e poucos anos, e por isso é apenas uma casa de mulheres. Entre estas destaca-se a bela e rebelde mãe de Asya, Zeliha, que dirige um estúdio de tatuagens; Banu, que recentemente descobriu que é vidente; Feride, uma hipocondríaca obcecada com a iminência da tragédia.
Quando a prima de Asya, Armanoush, uma arménio-americana, vem para ficar, segredos de família há muito tempo escondidos, relacionados com o passado tumultuoso da Turquia, começam a ser revelados.

Sem comentários:

Enviar um comentário