Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Quarteto de Havana II

A minha opinião: 

Não é um romance de leitura compulsiva. É um romance, policial. Ou seja, começa com um crime que o tenente Mário Conde e o sargento Manuel Palácios são chamados a investigar pelo Velho, o major Rangel, num abrasador dia verão de 1989 mas a trama envolve toda a vida na ilha em que a beleza e profundidade das palavras impõe uma leitura pausada e analítica que, apenas um romance de rara qualidade exige. E quem já leu Leonardo Padura saberá mas eu fui apanhada de surpresa. O ambiente e as personagens são de grande realismo quando expõe a natureza humana a nú e sem muito esforço através do viril e sedutor mas algo abatido Mario Conde. 

Conde que se desdobrou em quatro romances para a tetratologia de "As quatro estações". Neste segundo volume, o verão e o outono. No verão, a vitima é um gay e no outono, um desertor. E muitas dissertações tece este investigador até achar o criminoso e o móbil para os crimes e sem descurar os amigos. Despojado e comovedor. Um protagonista inesquecível.

Autor: Leonardo Padura
Páginas: 436
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03399-4
Edição: 2021/ agosto 

Sinopse: 
Em "Morte em Havana", encontra-se o corpo de um homem: trata-se do filho de um respeitado diplomata cubano, estrangulado com a faixa de seda vermelha que devia cingir a cintura do imponente vestido que usava quando foi assassinado. Para resolver este estranho caso, o tenente Mario Conde começa por falar com Marqués, um homossexual excêntrico, desterrado num casarão decrépito, que lhe apresentará o mundo labiríntico do travestismo, onde nada é o que parece.
Em "Paisagem de Outono", Miguel Forcade Mier é brutalmente assassinado e cabe a Mario Conde descobrir por quem e porquê. Depois da Revolução, a vítima havia sido responsável pela expropriação de bens artísticos à burguesia, o que lhe permitiu conquistar poder, influência e muitos ressentimentos. Porém, acaba por decidir mudar-se para Miami, ficando lá até pouco antes da sua morte. Mas que veio Mier fazer a Cuba? Que queria ele recuperar? Conde, perito nas teias da corrupção cubana, tudo fará para deslindar o mistério.
"Morte em Havana" e "Paisagem de Outono", protagonizados pelo já conhecido tenente Mario Conde, compõem o segundo volume do Quarteto de Havana, no qual Leonardo Padura representa magistralmente o ambiente cubano, sem deixar de lado o refinado humor que o leitor tão bem lhe conhece.

Sem comentários:

Enviar um comentário