Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Obscuritas

 

A minha opinião: 

Gosto de policiais mas este estava longe de me agarrar e foram precisas quase cem páginas para começar a sentir empatia pela rapariga dos subúrbios, Micaela Vargas, e pelo Professor Hans Rekke. Eventualmente é propositado porque as personagens centrais são tão retorcidas como a vida. Não porque tenham defeitos óbvios mas é preciso conhecê-los melhor para o desvendar e depois admirar. A mitologia familiar de Rekke com os "black dogs" e os problemáticos irmãos de Vargas não se dão logo a conhecer e quando isso acontece ficamos enredados na trama.

Obscuro, inquietante e engenhoso. Nada é o que parece. Nem a vitima, os investigadores ou as entidades oficiais nesta intriga ao mais alto nível. Obscuritas.

Promissor. Gostei muito. Mais uma saga de uma equipa disfuncional que vamos seguir. Outra dinâmica mas muito viciante.

Autor: David Lagercrantz
Páginas: 400
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03451-9
Edição: 2021/ outubro 

Sinopse:
Estamos no verão de 2003 e os Estados Unidos acabaram de invadir o Iraque. Em Estocolmo, um árbitro de futebol de origem afegã é assassinado. Giuseppe Costa, o pai de um dos jogadores, é preso pelo crime. No entanto, Costa insiste na sua inocência e a Polícia decide consultar o Professor Hans Rekke, um especialista em técnicas de interrogatório reconhecido mundialmente.

Mas nada acontece como era esperado. Com um admirável raciocínio, Rekke descarta por completo a investigação preliminar, fazendo desmoronar todo o caso. Costa é libertado e a Polícia não sabe que caminho seguir. Contudo, Micaela Vargas, uma jovem agente entretanto afastada do processo, não baixa os braços e volta a procurar o Professor, porém ele não atende nem retribui as suas chamadas.

Uma circunstância insólita e dramática, contudo, juntará uma vez mais esta dupla singular, agora decidida a retomar o enigmático caso que acaba por conduzi-los a uma caça ao terrorista levada a cabo pela CIA e à guerra dos talibãs contra a música.

Afinal quem era aquele árbitro? Uma vítima ou um criminoso?

Obscuritas é um livro engenhoso e apaixonante onde nada é o que parece.

Sem comentários:

Enviar um comentário