Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Doce Introdução ao Caos

A minha opinião:

Não creio que Marta Orriols seja do agrado de alguns leitores... e para minha grande surpresa descobri que trabalha esporádicamente como leitora editorial (ora aí está algo que não me desagradava fazer). Retomando, o motivo pode ser a sua prosa apressada, abrupta e simultâneamente sensível, que se foca no quotidiano para dar relevância aos conflitos intímos e à complexidade das relações afetivas. Um tema tão banal na ficção mas que ela transfigura e faz sobressair nos seus romances, como no anterior "Como falar com as plantas" em que abordou o luto. No atual romance é uma gravidez não planeada. Viver a dois é mergulhar no caos existencial. Uma semana de doce introdução.

Autor: Marta Orriols
Páginas: 240
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722074360
Edição: 2022/ março 

Sinopse: 
Dani - guionista - e Marta - fotógrafa com ambições artísticas - vivem juntos há cerca de dois anos quando descobrem que Marta está grávida. A notícia mergulha-os num pântano de dúvidas que os afeta quer como indivíduos, quer como casal.

Dani, órfão de pai, terá de enfrentar a promessa que fez a si mesmo há muitos anos de nunca abandonar um filho. Marta, que nasceu no seio de uma família liberal, não sente qualquer vontade de ser mãe e tem planos de ir viver para Berlim e realizar os seus sonhos. Que fazer então com a dor que nasce de um sentimento que não se sabia que existia? Como dar voz a um desejo reprimido? Serão os projetos profissionais tão válidos como o desejo de constituir família?

Explorando as emoções mais íntimas, Marta Orriols - autora do celebrado Aprender a Falar com as Plantas - convida-nos a analisar as contradições que se colocam diante da hipótese de ter um filho, propondo-nos que fujamos do pensamento simplista para observarmos os limites da vontade, do instinto e da liberdade. Esta é uma história com muitos matizes que confirma o grande talento narrativo da autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário