Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Procura-me Quando a Guerra Acabar

 

A minha opinião:

Quem me conhece bem sabe que não gosto muito de ler romances sobre a Segunda Guerra Mundial, ademais quando a Europa tem novamente uma atroz a decorrer. Não porque desvalorize ou negue mas porque sei o suficiente para ser penoso ler. O presente romance resulta de um desafio para uma leitura conjunta e como gostei muito do anterior da autora "O que sabe o vento" dei-lhe uma oportunidade. Precisava de um romance leve e fluído que me curasse a ressaca de leitor. As carismáticas personagens como Ângelo e Eva fizeram a sua magia enquanto renegavam o amor que sentiam desde a adolescência. Afinal, ele era padre e ela judia. Um tanto clichê mas eu avisei que era um romance sem grandes pretensões. Mas ainda se revelou uma surpresa quando contrariou uma ideia que tinha. A igreja Católica, ou alguns dos seus elementos auxiliaram a fugir e a esconder judeus italianos. 
E no final, oitenta por cento dos judeus italianos sobreviveram à guerra, um contraste marcante com os oitenta por cento dos judeus europeus que não o conseguiram. Poderoso testemunho com base em pessoas e factos reais que nos dá um milagre de natal.

Autor: Amy Harmon
Páginas: 368
Editora: TopSeller
ISBN: 9789898917195
Edição: 2018/ julho

Sinopse: 
Em cada vida salva, um pequeno ato de rebelião…

1933. Angelo Bianco chega a Florença e é recebido pela família de Eva Rosselli. Os dois crescem juntos, ele católico, ela judia. Com o passar dos anos, a amizade que os une torna-se num amor impossível que desafia as crenças de ambos. Mas Angelo sabe que tem de seguir a sua vocação.

Agora, dez anos depois, Angelo é um padre católico e Eva está em risco de ser deportada, e precisa da sua ajuda. Após a chegada da Gestapo, Angelo esconde Eva num convento, onde muitos judeus estão a ser protegidos pela Igreja. Até que chega o dia em que nem o Vaticano consegue enfrentar os nazis.

Com a guerra e a morte iminentes, Angelo e Eva ajudam aqueles que foram despojados de tudo, colocando as suas vidas em risco todos os dias. E é ao tentar o destino e a sorte, que Angelo enfrenta a decisão mais difícil de todas para proteger a mulher que sempre amou.

… em cada luta, um ato de humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário