Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2022

O Colibri

A minha opinião:

Não sei por onde começar ou o que dizer sobre este livro. É simplesmente fabuloso. Um daqueles raros romances que marcam, com um protagonista que não se esquece. Marco Carrera leva uma existência sóbria numa vida aparentemente banal mas que numa narrativa com uma estrutura peculiar encaixa um registo epistolar para contar as agressões e as injúrias de uma sorte ultrajante numa combinação de candura e desespero que torna este romance único. 

Sandro Veronesi é mais um autor que vou procurar ler sempre que possível. Extraordinário. Um homem do futuro.

Autor: Sandro Veronesi
Páginas: 328
Editora: Quetzal Editores
ISBN: 9789897227875
Edição: 2022/ março

Sinopse: 
«Quando as paixões humanas colidem com as forças para além do controlo humano.»

Marco Carrera é um oftalmologista com uma vida boa e organizada - até que lhe entra pelo consultório um desconhecido, que sabe tudo sobre o seu passado e o avisa de que corre perigo. Além disso, diz-lhe que a sua mulher está a ter um caso extraconjugal e vai ter um filho que não é dele.

Estas revelações desencadeiam um longo fluxo de recordações: da infância e juventude, da família, da primeira mulher na vida dele, de um certo amigo, da irmã mais velha que morreu afogada. A narrativa constrói-se de forma empolgante e original, avançando e retrocedendo entre várias décadas dos séculos XX e XXI. E, em lugar da sequência habitual nas sagas familiares - «trauma, dor, recuperação» - tudo aqui parece acontecer ao mesmo tempo. E está sempre a acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário