Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Os Dez Degraus

 

A minha opinião: 

E com este livro regresso à Idade Media para um romance de Época intriga e morte num mosteiro pela mão de Fernando J. Múnez. Dom Alvar é um cardeal e o protagonista que com a morte do seu mentor foi desafiado para um brutal jogo de enigmas num ambiente fechado em que se mata por interesses espúrios. E Isabel o seu grande amor e coprotagonista que vive um casamento de terror. E esses capítulos muito me custou ler porque Sancho Osório é o marido que agia como dono por matrimónio, uma ideia que talvez ainda perdure de tão enraizada e dê vazão em tanta violência. 

O temporal de inverno também acresce alguma tensão e suspense nesta trama. Mário, o obltato, que auxilia Dom Alvar serve para questionar os dogmas e os preconceitos que perduram e que muito habilmente o autor decompõe numa grande aventura.

Personagens carismáticas numa trama bem pensada mas um tanto extensa. O final foi intenso e uma luta entre o bem e o mal para vencer a superstição e o fanatismo.

Autor: Fernando J. Múñez
Páginas: 496
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03484-7
Edição: 2022/  maio

Sinopse: 
Amo-te tanto que me dói a vida se não te tenho…
Reino de Castela, 1283.
Alvar León de Lara, cardeal da Cúria Romana, 20 anos depois de ver a sua alma destruída pelo amor a uma mulher, regressa à abadia onde iniciou o seu postulado.
O pedido especial do seu antigo mentor desencadeia a tragédia: enigmas por trás de portas ocultas, crimes inexplicáveis, símbolos que conduzem a pistas e pistas que conduzem a logros.
Uma descida vertiginosa que fará Alvar enfrentar a verdade da mulher que lhe partiu o coração, a intransigência dos cobardes, a luta por manter-se entre os vivos e, finalmente, os Dez Degraus.
Fernando J. Múñez, autor do bestseller A Cozinheira de Castamar, transporta-nos para o lado mais obscuro da Idade Média, onde os personagens enfrentam demónios antigos que habitam entre nós ainda hoje: os preconceitos, as ideias irracionais e os dogmas inquestionados.
Dez Degraus podem ser os dez passos que faltam para fazer a diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário