Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Canções para o Incêndio

 

A minha opinião:

A escrita de Juan Gabriel Vásquez é poderosa. Incómoda. Escreve sobre a violência, a guerra e as vitimas que são muitas. A morte de um filho ou do pai/ mãe. O acaso que muda destinos. Temas difíceis.

Os contos, todos eles, em sucintas palavras fazem-nos sentir tanto. A dor, a injustiça, o medo, a vergonha, o abandono e a paz. Tão bom que não podia esperar por o ler em ebook.

Nove contos, num estilo muito próprio, em que se admira a mestria e o conhecimento da natureza humana. Difíceis como a vida o pode ser, na ambiguidade que bem consegue captar. "A sensação, derivada da incerteza, de que tudo pode ser ficção ou, o que é pior, de que tudo pode ser verdade."

Autor: Juan Gabriel Vásquez
Páginas: 240
Editora: Alfaguara
ISBN: 9789897848650
Edição: fevereiro/2023

Sinopse:
Nas histórias de mulheres e homens comuns declinam-se temas como a memória, o poder e significado da violência, e a relação complexa entre literatura e verdade.

Uma fotógrafa de renome apercebe-se de algo que teria preferido ignorar. Um veterano da Guerra da Coreia confronta-se com um segredo do passado durante um encontro que parecia inofensivo.

Um escritor depara-se com a história apaixonante de uma órfã da Grande Guerra. Na Colômbia, em Espanha, Paris ou Hollywood, as histórias deste livro irradiam a estranha luz das coisas que ferem. Juan Gabriel Vásquez dá prova, uma vez mais, de mestria narrativa e profundo entendimento da existência humana.

Um livro belo e cru sobre a força do acaso, que declina temas como a memória, o poder e significado da violência, e a relação complexa entre literatura e verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário