Páginas

domingo, 30 de julho de 2023

Nessa Altura Já Cá Não Estamos

A minha opinião: 

Nessa altura já cá não estamos é um romance em torno de uma casa de férias no campo. Trinta anos depois é colocada à venda e um dos elementos da familia decide ficar com ela. A casa é o cenário deste enredo. Um enredo feito de memórias, nostalgia e sentimentos. "A nossa vida é mais do que o rio que percorre as paredes de uma casa".

A personagem principal narra a história de vida, principalmente o que viveu naquela casa e quando volta à infância usa a terceira pessoa do singular enquanto o presente é contado na primeira pessoa. Como se aquela menina fossem todas as meninas que tiveram uma infância feliz. As memórias são transversais. 

Muito bem escrito. Um livro muito sensorial e visual mas um tanto lento. O desfecho é surpreendente. 

Autor: Lola Mascarell
Páginas: 224
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722077330
Edição: junho/2023

Sinopse:
Quando sabe que os pais puseram à venda a moradia onde passou férias durante a infância e a adolescência, a protagonista deste romance sente que lhe arrancam metade da vida. E as coisas pioram quando aparece um comprador. Recusando-se a perder a casa para um estranho, ela consegue adiar a venda e pede um empréstimo ao banco. E, enquanto aguarda o veredicto, instala-se na moradia, tentando aproveitar ao máximo aqueles que podem ser os seus últimos dias dentro dela. São recordações felizes as que lhe chegam sempre que abre uma gaveta ou desarruma um caixote: o seu grupinho de amigas, as tardes na piscina, as anedotas que o pai contava à mesa, as quedas de bicicleta, o primeiro namorado, as primeiras mentiras… Mas há também um inesperado segredo de família que se encontra estranhamente ligado ao destino que a casa terá em breve.

Este é um romance maravilhoso sobre as alegrias e as dores da juventude, narrado alternadamente por uma voz luminosa e fresca e outra adulta e desesperada. Como disse o grande escritor espanhol Luis Landero, poucas vezes foi tão bem evocado num livro o mundo da infância, com as suas incertezas, os seus terrores e as suas manias. Só por isso, já valeria a pena ler este romance. Mas, claro, há muito mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário