Páginas

domingo, 1 de janeiro de 2012

A Papisa Joana

Autor:  Donna Woolfolk Cross
Edição: 2010
Páginas: 460
ISBN: 9789722326414
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Personagem histórica envolta em lenda, a papisa Joana protagoniza a notável ascensão de uma mulher que não aceita as limitações que a sua época lhe impõe. Dotada de uma inteligência esclarecida e de uma imensa força de carácter, atinge o mais elevado grau da hierarquia religiosa católica. Apoiado numa investigação rigorosa, este é um romance magnífico, cativante, que prende o leitor nas complexidades da luta pelo poder, das conspirações e segredos políticos e dos fanatismos sangrentos. O livro que inspirou um grande filme épico realizado em 2010.


A minha opinião:
Há coincidências espantosas. No fim da semana passada comentei este livro com uma amiga. E hoje tive oportunidade de ver o filme, o que muito me agradou e me possibiltou recordar o quanto tinha apreciado este livro extraordinário.
A primeira vez que ouvi falar sobre este livro e opinavam o quanto era bom, desvalorizei. Algum tempo depois, chegou-me às mãos e constatei o quanto esta história era brilhante, possivelmente baseada num mito ou não, mas ainda assim resultado de um excelente trabalho de investigação de uma mente criativa e inteligente ao descrever um tempo de dogmas e preconceitos em que uma mulher ávida de saber, ousou e conseguiu instrução e cultura que lhe era vedada.
Não me vou alongar a qualificar este livro, porque gostos não se discutem mas é uma das minhas leituras de referência.
Recomendadissimo.

3 comentários:

  1. É um livro inesquecível! É um dos meus favoritos:)

    ResponderEliminar
  2. Um livro que não se esquece. Leitura obrigatória! Bom ano!

    ResponderEliminar
  3. Este é um dos meus livros preferidos de sempre.
    E o filme é extraordinário também!

    http://silenciosquefalam.blogspot.com/2010/10/filme-papisa-joana-pope-joan.html

    ResponderEliminar