quarta-feira, 16 de maio de 2012

esta noite não aconteceu

Autor: Sónia Alcaso
Edição: 2012, Maio
Páginas: 176
ISBN: 9789895559527                       
Editora: ASA

Sinopse:
Quem esconde um segredo não pode viver em paz

Que poderá acontecer a quem anseia desesperadamente ser rico e famoso e se dispõe a vender a alma para o conseguir? Ao início de uma noite de temporal, Rosário Toledo, uma famosa autora de romances, encontra-se num bar de hotel com um jornalista perverso e calculista, disposto a acertar contas com o seu passado. Na outra ponta da cidade, um assassino chamado Vicente Pedras poupa inesperadamente a vida a um polícia atormentado, criando-se entre ambos uma estranha empatia que os levará a eleger essa noite como a de todas as vinganças - vinganças que incluem, entre outras, o castigo exemplar de uma mulher que abandonou o mercenário há muitos anos. esta noite não aconteceu é uma viagem ao interior sombrio de quatro personagens ao longo de doze horas, durante as quais assistiremos a uma espiral alucinante de encontros e desencontros, recordações e mentiras, abusos, recriminações, violência e sexo desenfreado; mas, à medida que a noite dá lugar à manhã, as máscaras cairão, uma por uma, mostrando que, afinal, nada é o que parece. Um romance empolgante e carregado de acção que nos surpreende da primeira à última página.

A minha opinião:
Misterioso, inebriante e sensual.
Este romance atraiu-me pela belissima capa, o título e a sinopse, que me vi impelida a adquiri-lo e a começar quase de imediato a sua leitura.

Tenho que confessar que certos impulsos encerram em si uma decisão sábia e  plenamente justificada, porque este romance empolgante e dramático prendeu-me desde a primeira até à última pagina.
Tem sido uma grata surpresa descobriu novos autores que tão bem escrevem em português. Numa escrita elaborada e cuidada, num estilo peculiar marcado pela intensidade e saltando em capitulos de meia hora, a autora narra a história de quatro atormentadas e fascinantes personagens que experienciam numa noite de temporal uma sucessão de acontecimentos em que toda a sua existência é colocada em causa. Rosário Toledo, a única personagem feminina provocou-me sentimentos contraditórios pela sua argúcia e frieza.

Um bem conseguido primeiro romance.
Um prazer de ler.

1 comentário: