Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Sobe a Maré Negra

Autor: Margaret Drabble
Edição: 2019/ janeiro
Páginas: 360
ISBN: 9789897224706
Tradutor: Telma Costa
Editora: Quetzal

Sinopse:
Fran pode ser velha, mas não vai desistir sem luta. Por isso, pinta o cabelo, saboreia cada copo de vinho e percorre incansavelmente as estradas do país.
Embora trabalhe com uma ONG, vão longe os seus dias do que se chama «vida ativa» - aqueles em que criava os filhos, em que tentava aprender a cozinhar e a lidar com um marido muito ocupado e bastante ausente. Agora, aproveita os momentos de solidão e liberdade como pequenas ilhas de uma felicidade quase perfeita. À sua volta, porém, o mundo prossegue o curso de vida e morte, e não falta variedade às maneiras como as pessoas (o seu grupo de amigos e conhecidos) se entregam ao destino final.
Com ecos de Simone de Beauvoir e Samuel Beckett, este romance é uma meditação sobre a morte, e uma interpelação sardónica e comovente do que torna uma vida boa - e a morte também.

A minha opinião:
Margaret Drabble escreve sobre a velhice e a morte. 
Ao contrário do que se poderia esperar , não é lúgubre ou pesado, antes mordaz, lúcido e de fácil leitura.

O diatado popular de que as conversas são como as ceresjas aplica-se a esta narrativa. As personagens divagam sobre a vida e a perspectiva da morte no processo de envelhecimento. A vida em perspectiva. Simples assim. Resumos retrospectivos, vidas truncadas e leituras duplas numa linguagem fascinante. Muito Bom!

Várias personagens intervêm em distintos cenários. Fran e as amigas, Jo e Theresa. 
Poppet, filha e Claude, ex-marido de Fran em Inglaterra. Sir Bennett e Ivor, acompanhados de Christopher em Lanzarote, terra tentadora , morna e pitoresca. Alguns temas são abordados como a crise dos refugiados com a imigração ou as alterações climáticas, subtilmente inseridos na narrativa. Outros, menos subtis, são objecto de reflexão.

"Porque envelhecer é, diz Fran...uma viagem fascinante em direção ao desconhecido." (pag. 31)

Sem comentários:

Enviar um comentário