Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Uma Educação

A minha opinião:
Não imaginei que esta biografia de Tara Westover fosse tão dura. Incomodou-me muito. Difícil ler quando a brutalidade e a humilhação são recorrentes perante o temor e a passividade impotente, vindo de quem devia proteger. O fundamentalismo e a loucura. Sete filhos numa família Mórmon em Idaho. Tara é uma das mais novas a lutar, sem acompanhamento médico ou uma educação formal para sair daquele ambiente e sobreviver. Quando pensava que já conhecia o pior surge uma nova ameaça. Manipuladora e controladora.
Em suma, uma família em que havia Amor, temor e perda. E culpa... com personalidades fragmentadas. 

O comportamento ambíguo de Tara na segunda e terceira parte deste livro, quando já sabia a verdade, levou-me a questionar também a sua sanidade mental. E se a realidade não se confundia com a ficção. Mas não. Este é um bem escrito testemunho, poderoso e corajoso, sobre uma família que queria anular uma verdade incómoda. 

Autor: Tara Westover
Páginas: 376
Editora: Bertrand Editora
ISBN: 9789722533799
Edição: 2019/ setembro


Sinopse:
Tara Westover cresceu a preparar-se para o Fim dos Tempos, para ver o Sol escurecer e a Lua pingar, como que de sangue. Passava o verão a conservar pêssegos e o inverno a cuidar da rotatividade das provisões de emergência da família, na esperança de que, quando o mundo dos homens falhasse, a sua família continuasse a viver.
Não tinha certidão de nascimento e nunca pusera um pé na escola. Não tinha boletim médico, porque o pai não acreditava em médicos nem em hospitais. Não havia quaisquer registos da sua existência.
O pai foi ficando cada vez mais radical com o passar do tempo, e o seu irmão, mais violento. Aos dezasseis anos, Tara decidiu educar-se a si própria. A sua sede de conhecimento haveria de a levar das montanhas do Idaho até outros continentes, a cruzar os mares e os céus, acabando em Cambridge e Harvard. Só então se perguntou se tinha ido demasiado longe. Se ainda podia voltar a casa.

Uma Educação é a história apaixonante de uma mulher que se reinventa. Mas é também uma história pungente de laços de família e de dor quando esses laços são cortados. Com o engenho dos grandes escritores, Tara Westover dá forma, a partir da sua experiência singular, a uma narrativa que vai ao cerne do que é a educação e do que ela nos pode oferecer: a perspetiva de ver a vida com outros olhos e a vontade de mudarmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário