Páginas

sábado, 17 de abril de 2021

A Cadela

A minha opinião:
Um livro que de tão pequeno pode ser considerado um conto com apenas 122 páginas. E não são precisas mais. Não recomendo que seja lido por quem tem muito amor aos animais. Pode ser perturbador.

Numa falésia, na costa da Colômbia, uma mulher desafortunada vive num casebr, junto com Rogelio, numa relação sem filhos, em pobreza extrema e narra o seu dia a dia desde que ficou com uma cadelita orfã de seis dias. E se começa bem, vai descambando quando se compreende as muitas fragilidades afectivas, piores do que as materiais que vive sem lamentar ou baixar os braços, numa luta desigual contra os elementos da natureza que já a tinham atraiçoado.

Uma escrita apurada, numa estória acutilante e passional. Poderosa. Onde não deixa lugar à esperança. E isso foi o que mais me custou ler. E talvez, por isso, não o vá esquecer.

Autor: Pilar Quintana
Páginas: 128
Editora: D. Quixote
ISBN: 9789722071314
Edição: 2021/ março

Sinopse: 

Na costa da Colômbia virada ao Pacífico - num lugar onde a paisagem luxuriante contrasta com uma pobreza extrema e o homem é uma migalha diante da força dos elementos - vive Damaris, uma negra com cerca de 40 anos que toda a vida quis ser mãe. A sua relação com o marido tornou-se, aliás, fria e turbulenta à medida que o casal foi sacrificando tudo o que tinha à obsessão de Damaris e, apesar disso, ela nunca conseguiu engravidar.

Mas a vida desta mulher frustrada parece encontrar uma réstia de esperança no dia em que adopta a última cadelinha de uma ninhada. Só que, tal como os filhos nem sempre correspondem às ambições que os pais têm para eles, Chirli também não será a cadela com que Damaris sonhou.

Esta é uma novela brilhante sobre a maternidade, a traição, a lealdade, a culpa, e também sobre a relação enigmática e por vezes excessiva entre os donos e os seus animais. Uma história narrada pela voz confiante e madura de uma escritora que viu o seu livro ser traduzido em mais de uma dezena de línguas e chegar à final do National Book Award nos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário