Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Tempo de fuga

 

A minha opinião:

Surpreendente fluidez nesta narrativa que mistura história política, música, cultura, na voz de jorge Mathias que teve o seu tempo de fuga. Domínio da lingua e segurança ao conduzir o protagonista/ narrador numa teia de intriga em que se revela mestre num género em que eu raramente enredo e me sinto inapta para avaliar. Remonta a um Estado perdido no tempo da Alemanha de Leste e bem que poderia ser uma novela em banda desenhada em que falta ação mas sobra mistério e intriga. É credível a vida deste homem culto e desenraízado mas... não me cativou tanto como eu gostaria. 

Autor: Amadeu Lopes Sabino
Páginas: 188
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03363-5
Edição: 2021/ abril

Sinopse: 

Para Jorge Mathias, a espionagem é um divertimento. Melómano por vocação e alto funcionário do ministério da Economia do salazarismo por indiferença, vende aos serviços secretos do exército espanhol pequenos segredos que faz passar por grandes. Através do Partido Comunista, em que milita com pouca convicção, muda de vida e parte para a República Democrática Alemã, redator na Radio Berlin International. Curioso e hedonista, acabará por se envolver numa conspiração contra o regime da Alemanha de Leste, implicando opositores e homens do aparelho, agentes secretos da Alemanha Ocidental e sabe-se lá de onde mais. Tempo de fuga, a confissão de Jorge Mathias, é um relato de eventos extraordinários, ora irónicos, ora hilariantes, ora audazes, sempre impensáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário