Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Paradaise

A minha opinião:

Fernanda Melchor é uma excelente contadora de histórias de suspense de que não se quer perder palavra.

"Paradaise" é justamente o que Polo nao conhece, principalmente depois da morte do avê e do desaparecimento do primo Milton. A frustação e a miséria fazem dele um jovem rancorosamente silencioso que, convive mal com a obsessão do "gordo" pela vizinha do condomínio "Paradaise" onde trabalha como jardineiro. E esta convivência é realmente uma descida aos infernos que, se acompanha com esta extraordinária personagem odiosa mas compreensível.

O alcoolismo e o abandono num crescendo que desagua em violência. E que, não é nada mais nem nada menos do que a alternativa possível num circuito fechado. Brilhante curta narrativa. 

Autor: Fernanda Melchor
Páginas: 136
Editora: Elsinore
ISBN: 9789897876639
Edição: fevereiro/2024

Sinopse:
Polo, um adolescente nascido no meio da pobreza e da violência, vê-se obrigado a servir os ricos e a ser explorado pelo seu odioso patrão como jardineiro num condomínio de luxo chamado Paradise - pronuncie-se Paradaise, situado na margem oposta do rio que divide a localidade mexicana de Progreso, onde vive. Aí conhece o obeso e solitário Franco, filho de um advogado influente, com quem estabelece uma amizade momentânea, regada a álcool, cigarros, baboseiras e fantasias.

Viciado em pornografia, Franco alimenta uma obsessão por uma vizinha, a atraente senhora Marián, casada com uma celebridade da televisão. Num dos seus encontros junto ao cais, longe dos olhares dos guardas e dos residentes do condomínio, Franco e Polo engendram um plano macabro para finalmente obter, sem olhar a meios, o que julgam merecer.

Descrito pela crítica como uma descida ao Inferno, Paradaise, a mais recente obra da autora de Temporada de Furacões, é um romance de leitura contagiante, escrito numa prosa certeira, sobre uma sociedade fraturada pela raça, a classe e a misoginia, à mercê da banalidade da violência e da complexidade do mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário