sexta-feira, 2 de março de 2012

Preciso de ti

Autor: Luísa Jeremias
Edição: 2011, Junho
Páginas: 340
ISBN: 9789896263270
Editora: Esfera dos Livros

Sinopse:
Não há nada mais difícil do que revelar um segredo. Violeta Guerra sabia-o, por isso tinha-o guardado a sete chaves, há mais de um ano, com medo de ser julgada, de, ao dizê-lo, torná-lo real. Contudo estava longe de imaginar que, ao abrir as portas do seu coração às suas duas melhores amigas, a sua vida iria sofrer uma tamanha transformação. Mas a vida é realmente uma caixa de surpresas.

Depois de perder o emprego e de se libertar de uma relação amorosa sem futuro, Violeta, aos 33 anos, está pronta para enfrentar a vida tal como ela é, com as suas alegrias, tristezas, perdas, obstáculos e vitórias. Para isso, conta com a ajuda das suas amigas, Rita, a eterna solteirona, que faz da vida uma festa e não pretende ficar refém do amor, e Inês, casada, mãe de duas filhas, que não se deixa levar nem pela morte nem pela doença que abala a sua família. Amigas que estão sempre presentes, nos bons e nos maus momentos, nas alegrias e na dor, para dar a mão ou puxar por ela quando precisamos de coragem. Juntas estão dispostas a tudo para serem felizes e encontrarem o amor, nas suas mais diferentes formas.

A minha opinião:
Despretensioso e encantador romance sobre o universo urbano feminino numa narrativa viva e ligeira através da atribulada existências de três amigas num curto período de tempo. Três amigas que cresceram juntas e que apesar das diferenças se mantiveram ligadas e próximas nos bons e maus momentos. Três formas distintas de ser e de estar na vida.
A personagem principal Violeta Guerra representa uma mulher idealista, batalhadora e de boa indole, que enfrenta um romance falhado, a perda do emprego e um aborto quase em simultâneo e que ainda assim teve a capacidade de superar os medos e ultrapassar os obstáculos.

Com uma linguagem acessível e corrente foca experiências e locais que reconhecemos, assim como emoções e sentimentos que não nos passam ao lado. Peca por ser um tanto previsível no desenvolvimento da trama.

Como moral, valorizar o que é realmente importante - afectos, familia e amigos, tendo presente a fragilidade do que damos como certo e duradouro.

Mais um romance que leio escrito na lingua de Camões que reflecte a nossa identidade e cultura. Muito agradável.

2 comentários:

  1. Olá,Vera.Essa é minha primeira visita ao blog.Vi seu link em outro blog e resolvi vir conhecê-lo.Adorei seu blog e já estou lhe seguindo.Seu blog é muito bem organizado e suas postagens muito bem elaboradas.Parabéns pelo excelente conteúdo do blog.Adorei o livro e já o adicionei na minha lista de desejados. Te convido a conhecer meu blog e segui-lo também.Aguardo sua visitinha!
    Bjs!
    Zilda Mara
    @ZildaPeixoto
    http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Zilda. Fiquei lisonjeada com tão simpáticos comentários.

      Já visitei o teu blogue e vou segui-lo.

      Boas leituras,
      Bjinhos

      Eliminar