Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Amigas para Sempre

Autor: Fátima Lopes
Edição: 2011, Novembro
Páginas: 200
ISBN: 9789896263485
Editora: Esfera dos Livros

Sinopse:
«Há sempre tempo para mudar e para conseguir o que de melhor a vida tem para nos oferecer. Chega de viver a vida a meio gás. Com medo. Limitadas por barreiras que nós próprias construímos, mas que na verdade não existem. Quando se quer, a vida está sempre pronta para nos dar uma segunda oportunidade. Basta vivê-la, sem fazer batota.» Ana, Joana e Raquel reúnem-se para comemorar os 40 anos de Carla. Mas o que se esperava ser, apenas, um jantar de aniversário animado entre amigas, cedo se transforma numa noite emocionante, onde se vão revelar segredos há muito escondidos e fazer descobertas surpreendentes que irão transformar para sempre as vidas de cada uma destas mulheres. Depois desta noite, Ana, Joana, Raquel e Carla não voltaram a ser as mesmas. Mas a amizade que as une vai-se tornar mais forte e sincera do que nunca.

A minha opinião:
Mulheres mundanas que aparentam sucesso, estabilidade e realização pessoal mas que ocultam segredos, fraquezas, desilusões, medos que as impedem de ser felizes. Por preconceito, vergonha, insegurança, usam e abusam de subterfúgios e mentiras para esconder a verdade do seu sentir.
Para além do que vemos existe sempre muito mais que não é transmitido e quantas e quantas vezes nos enganamos sobre o que realmente se passa à nossa volta. Esta é uma reflexão que se impõe depois de ler este romance.

Um romance sobre a amizade e o universo feminino. O segundo romance que leio de Fátima Lopes, popular apresentadora de televisão, que recorre a estes temas. Temas que me são caros e que incomodam pela frequência com que os percecionamos no nosso dia-a-dia.
Senão vejamos: Melhores amigas que se reúnem para festejar um aniversário, em que um encontro casual de uma paixão por concretizar, altera o ambiente com as revelações bombásticas sobre a existência de cada uma. Choque inícial e solidariedade e compreensão depois, reconfigura a amizade entre todas elas, que saem fortificadas e determinadas em alterar o rumo dos acontecimentos e dar uma oportunidade a si mesmas.

Escrito de uma forma simples e objetiva, apela à partilha de pensamentos, sentimentos e emoções sem receio de ser rejeitada e criticada para deste modo, conseguir superar obstáculos que nos impedem de ser felizes porque há sempre tempo para mudar.
"Quando se quer, a vida está sempre pronta para nos dar uma segunda oportunidade. Basta vivê-la, sem fazer batota."

1 comentário:

  1. Olá Vera
    Li este livro e gostei muito, recordo-me bem da história porque Fátima Lopes tem a brilhante capacidade de escrever de factos bem reais do nosso quotidiano.
    Já li alguns livros dela e não me desiludi.
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar