Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dentro de Ti Ver o Mar

Autor: Inês Pedrosa
Edição: 2012, Outubro
Páginas: 344
ISBN: 9789722050999,
Editora: Dom Quixote
  
Sinopse:
Um romance provocador sobre os equívocos da globalização e os labirintos da identidade, que interroga, com paixão e humor, numa escrita luminosa e reflexiva, os sonhos e medos do nosso tempo.

Dentro de ti ver o mar. A frase era dele, e dissera-a sem sequer gaguejar. Dentro dela Gabriel perdia completamente a gaguez. A frase era dele e agora Rosa esperava que viesse reivindicar-lha. Era esse o seu engenho emancipatório. Dessa frase que não lhe pertencia surgira uma letra de fado e o sucesso da fadista, numa Lisboa saturada de novos heróis do fado. Procissões de artistas despontavam diariamente para o anonimato. O fracasso subia-lhes à cabeça.
A vida da fadista Rosa, que procura o pai que nunca conheceu, cruza-se com a de Farimah, que escapa ao fado desenhado pelo pai, e com a de Luísa, que não teve mãe e ofereceu a filha. A história de três mulheres desobedientes e de como cada uma delas encontra a sua própria voz.

A minha opinião:
"Dentro de Ti Ver o Mar" expressão de ternura e desejo de um amor sem esperança. Nome de um fado que Rosa compôs e canta com alma e coração. Fado é sobre saudade, solidão, dor, alegria, amor e obsessão. Síntese básica quando este romance alcança tanto mais numa escrita fluída, elaborada e madura que nos leva a reflectir sobre as circunstâncias quotidianas e as pessoas deste meio globalizado.   

Contrariamente ás minhas expectativas li este romance em dois dias, compulsivamente. Bem dimensionado, fácil de manusear e grafia adequada com personagens intrincadas e perturbadoras é um romance com sentir bem lusitano. Mais uma vez, as personagens femininas cativaram-me. Complexas, generosas e fortes, mesmo que sem consciência disso.

Uma agradável leitura, distinto, que mistura coerência com fantasia sem perder o interesse.

1 comentário: