Páginas

domingo, 30 de junho de 2019

Cai a noite em Caracas

A minha opinião:
Há livros que doem... e são extraordinários.

"Prometeram. Que nunca mais ninguém roubaria, que tudo seria do povo, que cada um teria a casa dos seus sonhos, que nada de mal voltaria a acontecer. Prometeram que se fartaram.
...
Os dias assemelhavam-se mais à gestão de uma guerra do que à vida... Os vivos lutavam à dentada pelas sobras. Naquela cidade sem desfechos, brigávamos por um sítio onde morrer."


É uma pena que não se leia mais. Saberiam mais sobre a culpa do sobrevivente. O que tem e o que não tem. O que parte e o que fica. O que é de fiar e o suspeito.

Em Caracas seria sempre noite. Uma metáfora que se compreende bem depois de ler este livro magistral. Fundamental ler!


Autor: Karina Sainz Borgo
Páginas: 215
Editora: Alfaguara
ISBN: 9789896657345
Edição: 2019/ junho

Sinopse:
Caracas, Venezuela: Num país que antes da crise era a terra dos sonhos, da beleza e da prosperidade e que agora está esgaçado pela corrupção, pela criminalidade e pela repressão, Adelaida procura apenas sobreviver. A sua mãe, professora, grande companheira de toda a vida, acaba de morrer de uma doença prolongada. Adelaida, de trinta e oito anos, fica sem nada, sem ninguém, à deriva numa cidade em que tudo falta, menos a violência e a extorsão.

Poucos dias depois do funeral, Adelaida encontra a sua casa ocupada por um grupo de mulheres às ordens do regime. Decide procurar refúgio na casa da vizinha, mas quando bate à porta só recebe silêncio. Aurora Peralta, a quem todos chamam “a filha da espanhola”, está morta no chão da sala. Em cima da mesa, está uma carta a informá-la da concessão do passaporte espanhol: um salvo-conduto para fugir do inferno.

Para sobreviver, Adelaida terá de deixar de ser quem é.

Cai a Noite em Caracas é o retrato de uma mulher que, frente a uma situação extrema, terá de transformar-se, renegar o pasado para se agarrar a uma nova vida. É a história de muitas outras mulheres, muitos outros homens, crianças, velhos, encurralados num país em que a violência, a miséria e a traição marcam o ritmo diário da existência. Um romance extraordinário, que anuncia uma grande promessa na literatura em espanhol.

Sem comentários:

Enviar um comentário