quinta-feira, 6 de junho de 2019

Less

Vencedor do Prémio Pulitzer 2018

Autor: Andrew Sean Greer
Páginas: 304 
Editora: Quetzal 
ISBN: 9789897225574
Edição:2019/ maio

Sinopse:
Arthur Less está a chegar aos cinquenta anos. É um homem de boa índole e que tem uma carreira de escritor discreta e demasiado mediana. Muitos anos antes, fora o jovem amante de um génio da literatura e aprendera a ocupar um lugar de irrelevância ou periferia. Agora, luta com as suas dúvidas e inseguranças, e tenta sobreviver num meio de egos devoradores. Um dia é convidado para um casamento que descobre ser o do seu ex-namorado com outra pessoa.

Assim começa o longo périplo que antecede o seu quinquagésimo aniversário: tentando fugir ao casamento, Less começa a aceitar todo o tipo de convites para participar em leituras, festivais literários, palestras um pouco por todo o mundo.

De França à Índia, da Alemanha ao Japão, do México a Itália, Arthur Less quase se apaixona, quase desiste, quase morre, mas acaba por encontrar o seu caminho de regresso a casa e à vida. Um romance satírico sobre o amor, o avanço da idade, o desencontro e as profundezas do coração humano.


A minha opinião:
Um romance melancólico e pungente, com laivos de humor, acerca da vida de um homem de meia idade solitário e falido que viaja para vários lugares do mundo para escapar ao casamento do seu mais recente amante.

O périplo plano de fuga desenrola-se entre memórias e cómicas peripécias que tornam este romance uma deliciosa ode à vida com este homem cândido.

Romance em que se não aprendermos a amar a literatura e os escritores, ainda que geniais, aprendemos a voltar a amar a linguagem e por causa disso Arthur Less. 

Escrita sumptuosa mas não tão escorreita quanto eu gostaria. Um livro (e um homem) para estimar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário