Páginas

domingo, 21 de julho de 2019

Kudos

A minha opinião:
Gostei tanto deste romance. Apesar de ter noção que não é para todos. A mim, marcou-me, o que considero importante quando se lê muito. Não o consigo definir como um romance convencional.

Faye viaja para promover o seu livro e vai entabuando conversa com desconhecidos ou meros conhecidos que lhe fazem revelações pessoais. Histórias emocionais. Histórias de guerra ou histórias de mudança como Paola e Felícia se referiam ao divórcio. Histórias de sobrevivência. Histórias de liberdade. Histórias de diferença de géneros. Histórias de ligações familiares. Histórias sobre livros e autores numa conferência literária. Histórias que não percebi onde se passavam, mas que começaram com um anónimo num vôo para a Europa. Cheguei a julgar que o cenário era em Portugal.

KUDOS significa prémios. Originalmente era um conceito mais amplo de reconhecimento ou louvor. Como na literatura e na vida.

Último da trilogia que vou reler e reflectir. Muiiito bom.

Autor: Rachel Cusk
Páginas: 192
Editora: Relógio D'Água
ISBN: 9789896419059
Edição: 2019/ Abril

Sinopse:
Uma mulher num avião escuta o desconhecido sentado a seu lado que lhe revela a história da sua vida: o seu emprego, o casamento e a angustiante noite que acabara de passar a enterrar o cão da família.

Esta mulher é Faye, que está a caminho da Europa para promover o seu livro, acabado de publicar. Assim que aterra, as conversas que tem com as pessoas que conhece — sobre arte, família, política, amor, tristeza e alegria, justiça e injustiça — suscitam as perguntas mais abrangentes que o ser humano pode fazer.

Estas conversas, sendo a última com o seu filho, levam Faye a uma conclusão bela mas dramática.

Kudos completa de uma forma exuberante a trilogia de Rachel Cusk, iniciada com A Contraluz e Trânsito.

Sem comentários:

Enviar um comentário