Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Rebecca

A minha opinião:
Ouvi falar deste livro. Uma referência. Inclusive em romances que li em que este livro era nomeado. 

Acho que o deixei "a marinar" na estante tanto tempo porque o considerava do tipo Lolita (associação do título com nome próprio), amargo e controverso. 

Começa com memórias de Manderley, uma casa de sonho num lugar paradisíaco e um ambiente inquietante. A narradora (sem nome), jovem,  recatada e silenciosa conhece Mr. Winter, um homem rico e viúvo. Um homem atormentado por quem se apaixona. 

E depois... tudo gira à volta de Rebecca, apesar desta já ter desaparecido e da sua Manderley. Poderia ser enfadonho mas as descrições são tão belas e vibrantes que nos sentimos lá, incomodadas com aquela presença que parece uma partida mental que não se consegue decifrar. E temos Mrs. Danvers. Que personagem fantástica!

Requintado e enigmático, é realmente um romance que não se consegue pousar. A escrita precisa e a narrativa empolgante fazem deste uma ambiciosa e viciante leitura. A reviravolta final é brilhante e mais não posso contar.

Autor: Daphne Du Maurier
Páginas: 209
Editora: Presença
ISBN: 9789722341035
Edição: 2009/ Março

Sinopse:
Escrito em 1938, Rebecca é uma obra de fôlego, diversas vezes adaptada ao cinema. Porém, só em 1941, numa versão de Alfred Hitchcock, o filme ganharia protagonismo, chegando mesmo a vencer dois Óscares estando nomeado para nove categorias. Rebecca é um clássico onde os sentimentos adquirem um lugar de destaque. Sentimentos no feminino, já que se trata da história de duas mulheres que se envolvem com o mesmo homem, apenas com uma particularidade: Rebecca está morta. E é o fantasma, embora nunca visível, do seu passado que assombra a nova mulher, agora casada com o nobre britânico e apaixonado de Rebecca. A intriga é assombrosa e ao mesmo tempo envolvente deixando sempre a sensação de que Rebecca é omnipresente. E é com esta imagem antiga que a nova mulher do viúvo Maxim de Winter terá de enfrentar todos os que amavam Rebecca e que a encaram como alguém que veio para lhe roubar o lugar. Rebecca é o romance que celebrizou Daphne du Maurier e que conheceu 28 reedições em quatro anos só na Grã-Bretanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário