Páginas

sábado, 31 de agosto de 2019

Um Gentleman em Moscovo

A minha opinião:
Insidioso. É o que me apraz dizer sobre este romance. 
Subtilmente, ficamos viciados na inteligente languidez e no charme do Conde Rostov. Em prisão domiciliária, num grande hotel que tinha tomado como lar quatro anos antes, decide aceitar como se nada fosse e envolver-se no ambiente de uma forma única ou não fosse ele um arguto observador e um cavalheiro. 

Escrita elegante, personagens encantadoras e um enredo simples e genial. Poderia se pensar que é uma "seca" mas é o inverso. Uma discreta incursão pela História do Se. XX com um excelente analista do comportamento humano de refinado humor.

Não é preciso esperar pelo frio para nos deliciarmos a lê-lo. A densidade de um dicionário ou de uma Biblia que não se espera ter que deambular com ele. Faz jus à fama que tem. Estou extasiada com este grande romance. Não tenho mais palavras. Simplesmente FAN-TÁS-TI-CO.  

Autor: Amor Towles
Páginas: 544
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722063869
Edição: 2018/ Fevereiro

Sinopse:
Por causa de um poema, um tribunal bolchevique condena o conde Aleksandr Rostov a prisão domiciliária. Ficará retido, por tempo indeterminado, no sumptuoso Hotel Metropol. A prisão pode ser dourada. Mas é uma prisão.

Estamos em Junho de 1922. Despejado da sua luxuosa suíte, o conde é confinado a um quarto no sótão, iluminado por uma janela do tamanho de um tabuleiro de xadrez. É a partir dali que observa a dramática transformação da Rússia. Vê com tristeza os magníficos salões do hotel, antes animados por bailes de gala, serem agora esmagados pelas pesadas botas dos camaradas proletários. E vê-se obrigado a negociar a sua sobrevivência, num ambiente subitamente hostil.

Aos poucos, porém, o aristocrata descobre aliados no hotel, com quem partilha o seu amor pelo belo - e a defesa de valores morais que nenhuma ideologia poderá vergar. Faz-se amigo do chef, dos porteiros, do barbeiro, do encarregado da garrafeira, e com eles conspira para devolver ao Metropol a sua antiga e majestosa glória. Ao mesmo tempo, toma sob a sua proteção uma menina desamparada, a quem provará que a vida não se resume à luta de classes.

Amor Towles oferece-nos um dos mais requintados (e melancólicos) romances dos últimos anos.
Uma obra épica, habitada por uma galeria de personagens inesquecíveis e servida por uma escrita de uma elegância cada vez mais rara nas letras contemporâneas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário