Páginas

domingo, 2 de outubro de 2022

Em Todos os Sentidos

A minha opinião:

Dizem-me frequentemente que não gostam de ler contos ou crónicas porque são breves e deixam uma sensação de saber a pouco ou incompleto. Eu adoro. Claro que depende do meu estado de espírito e do que leio. Normalmente bastam-me e até fico suspensa nas palavras a reflectir.

Lídia Jorge não era uma das minhas autoras. Um livro que nunca teria pegado se um leitor admirável não o sugerisse e estimulada não o fosse requisitar à biblioteca. E cética o abri para se revelar uma grande surpresa. Um livro em que cada crónica me deixava pasma. O maior prazer que um leitor pode ter é quando um livro nos arrebata completamente. No caso, sequer conseguia escolher a crónica que mais gostava porque todas são especiais. Diversas temáticas atuais mas todas tão bem pensadas e melhor concebidas através de uma prosa elegante e simples, de uma maturidade, consciência e sensibilidade que me tocou. A literatura está muito presente nestas crónicas.

"Os livros de Literatura não são antropologia, nem sociologia, nem filosofia, nem história, nem psicologia, são tudo isso. Falam dos seres humanos em seu estado intímo, descrevem os seus motivos profundos."

Autor: Lídia Jorge
Páginas: 264
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722070089
Edição: 2020/ abril

Sinopse: 
Na introdução que abre este livro, Lídia Jorge define a crónica como uma homenagem ao deus que faz escorregar os grãos de areia, mirando-nos de soslaio. E acrescenta: «Como não podemos vencer o Tempo, escrevemos textos que o desafiam a que chamamos crónicas.»

Em Todos os Sentidos, conjunto de quarenta e uma crónicas que Lídia Jorge leu, ao longo de um ano, aos microfones da Rádio Pública, Antena 2, corresponde a essa definição - são crónicas que encaram de frente a fúria do mundo contemporâneo, interpretando os seus desafios, perigos e simulacros com um olhar crítico acutilante.

Mas a singularidade destas páginas de intervenção provém, sobretudo, do facto de a autora ser capaz de juntar no mesmo palco da reflexão o pensamento crítico sobre a realidade e o discurso subjectivo da memória íntima, com um olhar profundamente sentido.

No interior deste livro, há páginas inesquecíveis sobre a vida humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário