Páginas

sábado, 15 de outubro de 2022

Histórias Bizarras

A minha opinião:

Não é fácil uma curta história nos arrebatar. Eu gosto de episódios, sínteseses, e curiosidades. As pequenas histórias satisfazem a minha impaciência. E quando elas me tocam e são tão precisas e exatas que não necessitam sequer de uma vírgula a mais dou-me por feliz com o tempo que lhes dediquei. E ainda fico a remoer sobre o que li.

Olga Tokarczuk usa palavras delicadas e convictas de quem parece que o faz na oralidade. De uma beleza extraordinária. E de uma consciência do mundo e dos homens que arrebata o leitor. Um fenómeno que é compreendido por quem a lê. Histórias Bizarras é um pequeno livro com dez imperdíveis histórias. E não é de supreender o lado sombrio que inquieta, sequer a ligação com a natureza que assombra. Indiferentes não ficamos, seja quando remonta ao passado, fique no presente ou projecte o futuro. O que se pretende é que olhemos para nós. 

Um livro aveludado que se sente com a ponta dos dedos. E com a mente aberta e o coração apertado.

Autor: Olga Tokarczuk
Páginas: 216
Editora: Cavalo de Ferro
ISBN: 9789896236267
Edição: Setembro/2022

Sinopse: 
Uma recolha inédita de contos, em que a celebrada autora de Viagens nos dá a conhecer os espaços infinitos que escapam à nossa razão, estabelecendo correspondências insólitas entre o real e o imaginário.

Um médico escocês do século XVII, ao serviço do rei da Polónia, descobre uma estranha raça de crianças verdes. Uma família de quatro mulheres idênticas, que se podem ligar e desligar, vê a sua rotina ser perturbada pelo aparecimento de dois vizinhos. Um mundo onde impera o uso do metal mantém a sua ordem graças ao sacrifício de um misterioso semideus com mais de trezentos anos. Uma mãe deixa uma estranha herança de vários frascos de conserva ao seu filho preguiçoso.

Eis algumas das histórias fascinantes que se encontram neste volume. Histórias capazes de desafiar expectativas e certezas, histórias que desenham os contornos de um presente alternativo e de um futuro apocalíptico; de confins geográficos que têm tanto de incompreensível quanto de familiar; de seres humanos alienados, solitários, perdidos. São histórias em que nada do que parece é e que encerram uma pergunta: a estranheza estará dentro de nós ou será ela uma característica do mundo?

Conjugando o grotesco, o fantástico, o humor negro e a beleza poética, Histórias Bizarras é mais um testemunho da singularidade literária e imaginativa de Olga Tokarczuk, que, unindo lugares e tempos, lança um olhar distópico e terno sobre a realidade e as profundezas da mente humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário