Páginas

sábado, 15 de outubro de 2022

O Barulho das Coisas ao Cair

A minha opinião:

O  barulho das coisas ao cair. O título deste romance é fabuloso e suspeitava que o significado também. Por esse fui adiando. Com a ressaca já anunciada fui buscá-lo e a escrita fluída e intíma com Yammara a descrever um período da sua vida em que conheceu Laverde tornou-me cúmplice desta desventura marcada pelo narcotráfico da Colômbia.

O barulho das coisas ao cair é a compaixão aprendida com as dores alheias.

Uma narrativa que começa no presente e recua ao passado. A relação de Ricardo com Elaine Fritts. E nesse meandro perdeu um pouco o fulgor mas recuperou a ligação cúmplice da vida destas pessoas nesse período da História da Colômbia. Um romance com uma escrita exemplar numa narrativa que se debate entre a angústia e a admiração pela forma como é aceite. A sensação de vulnerabilidade que marcou o combate ao narcotráfico. Um romance poderoso quando se aproxima do final e nos faz enfrentar a realidade neste tremendo testemunho onde duas improváveis histórias de amor são contadas.
Muito bom.

Autor: Juan Gabriel Vásquez
Páginas: 304
Editora: Alfaguara Portugal
ISBN: 9789897841286
Edição: Outubro/2020

Sinopse: 
A crónica de uma amizade interrompida e de uma dupla história de amor em tempos funestos.
No instante em que conhece Ricardo Laverde, o jovem Antonio Yammara intui que o passado do seu novo amigo esconde vários segredos. A atracção de Yammara pela misteriosa vida de Laverde, nascida de encontros ocasionais num salão de bilhar, transforma-se em verdadeira obsessão quando Laverde cai a seu lado, ferido de morte por uma bala, horas depois de ter recebido uma misteriosa cassette.
Convencido de que resolver o enigma de Laverde revelará um novo caminho na encruzilhada da sua vida, Yammara empreende uma investigação que o levará à década de 70 do século XX, quando uma geração de jovens idealistas assistiu ao nascimento do negócio da droga, que acabaria por conduzir a Colômbia - e o mundo - à beira do abismo.
Passados vários anos sobre o tiroteio fatal, Yammara depara-se com a notícia da fuga de um hipopótamo do decadente jardim zoológico de Pablo Escobar, incontornável barão da droga. A bizarra fuga do animal é o pretexto que leva Yammara a contar a sua história e a de Laverde. Histórias comuns às de tantos outros colombianos que, por terem nascido com o narcotráfico, se viram irremediavelmente enredados nos seus danos colaterais. Histórias que encerram em si o destino da própria Colômbia.
Um mistério sedutor entrelaçado com uma reflexão inquietante, O barulho das coisas ao cair é uma obra magistral de um dos mais proeminentes autores de língua espanhola do presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário