Páginas

sábado, 15 de outubro de 2022

O Acontecimento

A minha opinião:

A narrativa é uma partilha intima de um tempo fora do tempo. Uma dádiva invertida.

Há dois anos escrevi estas frases a propósito de um outro pequeno livro, Uma Paixão Simples, da atual agraciada com o Prémio Nobel da Literatura, Annie Ernaux. 
A singularidade deste e do livro referido é que são ambos assumidamente catárticos, sem mascarar ou sublimar nada. E a força das palavras expressam um sentir profundo que não deixam os leitores indiferentes.

Annie faz parte dessas mulheres que nunca conhecemos, com quem sentimos ter, apesar das diferenças, algo em comum, como uma cadeia invisível. Durante anos girou à volta deste acontecimento da sua vida até que decidiu escrever sobre o que considera inesquecível. Uma narrativa num registo confessional que merece ser lida em voz alta. Dolorosamente sentido, sem apelo ou agravo.

Autor: Annie Ernaux
Páginas: 96
Editora: Livros do Brasil
ISBN: 978-989-711-185-3
Edição: Setembro/2022

Sinopse: 
Uma jovem de 23 anos, estudante universitária brilhante, descobre que está grávida. Tomada pela vergonha, consciente de que aquela gravidez representará um falhanço social para si e para a sua família, sabe que não poderá ter aquela criança. Mas, na França de 1963, o aborto é ilegal e não existe ninguém a quem possa acorrer. Quarenta anos mais tarde, as memórias daquele acontecimento continuam presentes, num trauma impossível de ultrapassar e cujas sombras se estendem para além da história individual. Escrito com uma clareza acutilante, sem artifícios, este é um romance poderoso sobre sofrimento, justiça e a condição feminina. Escrito por Annie Ernaux em 1999, foi adaptado ao cinema em 2021 por Audrey Diwan, num filme vencedor do Leão de Ouro em Veneza.

«Há anos que giro à volta deste acontecimento da minha vida. Ler num romance a narrativa de um aborto mergulha-me numa comoção sem imagens nem pensamentos, como se as palavras se transformassem instantaneamente numa sensação violenta.»

Sem comentários:

Enviar um comentário