Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2023

Sob Um Céu Escarlate

 

A minha opinião:

No meio de uma guerra em que há bombardeamentos aéreos o céu é para onde se olha. E era isto que eu esperava. A Guerra com toda a barbárie, que atualmente revivemos. E quando Pino foi deslocado para os Alpes fiquei surpreendida porque se afastava da guerra mas logo compreendi que nesta narrativa baseada em factos e no testemunho de Pino Lella, este faria parte da Resistência. 

A partir daqui, a guerra entra plenamente na história. A violência, a violação, a exploração e o desespero. Muito sentido e real, apesar de não apreciar a escrita. Penoso porque o que se passou sempre me deixou perplexa, tal a desumanidade e o ódio.

"A vida é mudança, mudança constante, e, a menos que tenhamos a sorte de descobrir a comédia que ela encerra, a mudança é quase sempre um drama, senão mesmo uma tragédia. Mas depois de tudo, e mesmo quando os céus se tornam escarlates e ameaçadores, ainda acredito que se temos a sorte de estar vivos pelo milagre de cada momento de cada dia, por mais imperfeito que possa ser."

Autor: Mark Sullivan
Páginas: 464
Editora: Cultura Editora
ISBN: 9789898979971
Edição: 

Sinopse:
Pino Lella não quer nada com a guerra ou com os nazistas. Ele é um adolescente italiano normal - obcecado por música, comida e miúdas, mas os seus dias de inocência estão contados. Quando a sua casa em Milão é destruída pelas bombas dos Aliados, Pino junta-se a uma via-férrea subterrânea ajudando judeus a escapar dos Alpes e apaixona-se por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha do que ele.

Numa tentativa de protegê-lo, os pais de Pino forçam-no a alistar-se como soldado alemão - julgando que assim o manteriam longe de combate. Mas Pino é ferido e depois recrutado, aos dezoito anos, como motorista pessoal do general Hans Leyers, o caudilho de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos e poderosos do Terceiro Reich.

Agora, com a oportunidade de espiar o Alto-Comando Alemão, Pino luta em segredo, suportando os horrores da guerra e da ocupação, tendo a sua coragem reforçada pelo seu amor por Anna e pela vida que ele sonha que um dia compartilhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário