Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2023

Sónetchka

A minha opinião:

Que maravilha! A escrita aprumada, elegante, requintada e a narrativa tragicamente realista. Alguns livros são pequenas obras de arte.

A vida de Sónetcka (diminuitivo de Sónia) era alimentada por invenções literárias alheias, enganosas e cativantes, até que conheceu Robert Viktorovich, criado com liberdade parisiense, que não exercia a sua profissão de artista ao serviço do Estado entendiante e sinistro, mesmo que pudesse reconciliar-se com a sua sede de sangue e as suas mentiras descaradas.
Uma critica nada subtil ao regime soviético e algumas considerações sobre diferenças de classes.

Sónechka é uma mulher comum judia que nos leva nesta pequena novela numa incursão pela História da Rússia do sec. XX como cenário de fundo da sua vida enquanto o circulo se fecha. 
Surpreendente. Mágico

Autor: Ludmila Ulitskaya
Páginas: 108
Editora: Campo das Letras
ISBN: 9789896234041
Edição: 

Sinopse:
Uma história subtil e inteligente sobre o destino de uma mulher, tendo como pano de fundo a História da Rússia no século xx — o regime soviético e o seu desmoronamento.

Desde a mais tenra idade que Sonechka, uma rapariga invulgar e pouco atraente, se refugia obsessivamente na leitura, a ponto de tratar personagens inventadas como pessoas reais. Com o início da guerra, Sonechka parte para Sverdlovsk, onde encontra trabalho como bibliotecária. Aí conhece Robert Viktorovich, um artista recém-libertado de um campo de trabalho forçado soviético, que, de rompante, lhe pede em casamento.

Seguem-se anos de satisfação, em que o amor conjugal, a maternidade e os cuidados do lar passam a ocupar o centro da vida de Sonechka, trazendo-lhe uma felicidade que ela nuncasonhou merecer e que sobreviverá ao período difícil do pós-guerra e ao surgimento de um surpreendente triângulo amoroso.

Publicado em 1995 e amplamente traduzido e premiado, Sonechka é o primeiro romance de Ludmila Ulitskaya e o início de uma fulgurante carreira que a consagrou como um dos nomes cimeiros da Literatura contemporânea internacional. Uma história subtil e inteligente sobre o destino de uma mulher, tendo como pano de fundo a História da Rússia no século XX — o regime soviético e o seu desmoronamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário