Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2023

Tudo É Rio

 

A minha opinião:

O Rio é metáfora para a vida. Tudo traz, tudo leva, tudo lava. Tudo é intenso, tudo é muito. Menos o amor. O amor é uma verdade à prova do tempo. O prefácio reza assim e é tudo o que se sabe quando se abre este livro/ebook. E mais não se deve saber para que as personagens e a trama exerçam o seu fascínio.

Um romance safado de bom. Muito, muito bom. Personagens de vincada personalidade (já o referi) numa história que flui rápidamente como um rio, e arrasta o leitor na corrente sem querer sair. Frases curtas, pequenos capítulos, em constante sobressalto. Um livro de emoções e afetos. História simples e bem contada, sem desperdício de palavras. Avassalador. Tudo é muito com Dalva, Venâncio e Lucy.

Carla Madeira é uma autora- brasileira e que tem o seu jeito de escrever e o balanço da língua para conquistar fiéis. Não vou perder os romances que se seguiram.
O meu primeiro 7* estrelas do Ano.

Autor: Carla Madeira
Páginas: 210
Editora: Editora Record
ISBN: 9786555872316
Edição: 

Sinopse:
Tudo é rio é o livro de estreia de Carla Madeira. Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso. Na orelha do livro, Martha Medeiros escreve: "Tudo é rio é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa. Na primeira leitura, essa entrega mais lenta é quase impossível, pois a correnteza dos acontecimentos nos leva até a última página sem nos dar chance para respirar. É preciso manter-se à tona ou a gente se afoga." A metáfora do rio se revela por meio da narrativa que flui – ora intensa, ora mais branda – de forma ininterrupta, mas também por meio do suor, da saliva, do sangue, das lágrimas, do sêmen, e Carla faz isso sem ser apelativa, sem sentimentalismo barato, com a habilidade que só os melhores escritores possuem.

Sem comentários:

Enviar um comentário