Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2023

Vida Mortal e Imortal da Rapariga de Milão

A minha opinião:

Domenico Starnone é o autor de um dos meus romances de culto - Laços. Adorei a escrita e a história, com personagens bem definidas e coração. Esperava algo similar. Não errei. Terno e muito bonito.

A delicadeza das palavras deslumbra numa narrativa que recorda a criança e jovem que fora. O primeiro amor. A nostalgia e inocência da infância, em que a avó é a figura maternal que o protege e acarinha. Valorizada quando a compreendeu. A avó que se enalteceu com as expressões em dialecto Napolitano que lemos em nota.

"Para as minhas invenções tive sempre necessidade, desde pequeno, de uma pitadinha de verdade."

Autor: Domenico Starnone
Páginas: 160
Editora: Editora Guerra & Paz
ISBN: 9789897029066
Edição: janeiro/2023

Sinopse:
Imagine uma criança napolitana sonhadora, sempre a olhar pela janela. A avó, pouco letrada, mas cheia de sabedoria e amor, anda pela cozinha e conta-lhe histórias, enquanto o miúdo olha seduzido para a varanda do prédio em frente, onde uma menina de cabelos negros dança sobre o parapeito.

Desse olhar, nasce um amor. Mimí, é este o nome do miúdo, está disposto a tudo por esse amor terno e jovem, desde desafiar o seu amigo Lello para um duelo até ir recuperar a menina bailarina ao reino dos mortos, se preciso for.

Quando se é criança, pode-se ser tudo e este irresistível livro, tão afiado como as espadas da imaginação escondidas debaixo da cama, tão precioso como uma jóia de família, em que a descoberta do amor e da morte se perseguem mutuamente, leva-nos, na voz única de um dos melhores escritores italianos contemporâneos, à nostalgia da infância. É impossível não se ficar fascinado pelo poder da palavra de Starnone, pela poesia das peripécias do pequeno Mimí e pelo seu périplo de formação e crescimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário