Páginas

domingo, 10 de dezembro de 2023

Aqui Dentro Faz Muito Barulho

 


A minha opinião:

Rir é algo que gosto muito de fazer e não me coíbo de soltar uma ruidosa gargalhada sempre que me apraz. Não perco uma oportunidade. Não sei se é muito valorizado mas eu gosto que o humor esteja presente no que leio. Ademais, humor inteligente que mais do que divertir, questiona, leva à reflexão e até crítica. Devia mas não li as crónicas na Sabádo (que saí à quinta). E devia porque sei o que visa, e fico reativa quando há tantos absurdos que lhe servem de matéria em que até os simples desenhos que acompanham algumas crónicas são muito ilustrativos neste humor interventivo. Serviço público como "Já não chegamos para quem nos ouve". Incomoda alguns, o que não é surpresa, porque se sentem julgados. A ironia e o sarcasmo de Bruno são de uma pertinência que pasma por sintetizar em breves crónicas bem escritas tantas conversas soltas anónimas de escárnio e maldizer. E no entanto, há tanto amor em palavras sentidas.

Autor: Bruno Nogueira
Páginas: 200
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722080743
Edição: novembro/2023

Sinopse:
Escrever é o acto de pensamento mais justo. Obriga à escolha cuidadosa das palavras, a recuperar o pensamento que estava fixado e a fazê-lo voltar a mexer-se. Muitas vezes faz com que terminemos com o resultado contrário ao que tínhamos como certo antes de escrever a primeira palavra. Escrever crónicas obriga a um pensamento constante sobre o que nos rodeia, mas o que nos rodeia nem sempre é companhia aconselhável, e pensar sobre isso pode aumentar - para o bem e para o mal - o que antes não se via. Quando me convidaram para escrever crónicas semanais na revista Sábado (que sai à quinta, já agora), foi essa a minha dúvida: quais seriam as consequências de escolher mais uma maneira de ver de perto as coisas que me aleijam? Para me contrariar, aceitei. Enquanto escrevia dei por mim muitas vezes a pôr em causa o que pensava antes e a pensar sobre o que isso quereria dizer.

Não cheguei a conclusão nenhuma, mas ao preparar este livro percebi que as coisas dentro da minha cabeça fazem muito barulho. Ordená-las e escrevê-las é ainda o último reduto de sanidade contra esse ruído. Este livro é uma compilação dessas crónicas que escrevi e que agora vieram para aqui viver todas juntas.

Sem comentários:

Enviar um comentário