Páginas

domingo, 31 de dezembro de 2023

Jane Eyre

 

A minha opinião:


Não é de agora mas tenho alguma resistência a ler os grandes romances clássicos da literatura. No âmbito do tema Góticos para o #clubedonaleitura lá me aventurei e conheci Jane Eyre que é uma personagem surpreendente, muito à frente do seu tempo. Determinada, é dizer pouco.

Enquanto criança enfrenta os que a desprezam, como mulher apaixonada mantêm o seu amor próprio e como feminista afirma "não sou nenhum pássaro; nenhuma armadilha me prenderá; sou uma criatura livre, dependente apenas da minha própria vontade."

O desenvolvimento e crescimento desta personagem numa sociedade conservadora e preconceituosa de meados do sec. XIX é de leitura compulsiva. Uma personagem que se admira e quer bem. E Mr. Rochester. Ui ui. Que par. Um romance notável, sem dúvida, que resistiu e resiste ao esquecimento.

Coleção Romances Eternos

Sinopse:
Escrito por Charlotte Brontë e publicado pela primeira vez em 1847, este clássico da literatura inglesa combina, de uma forma magnífica, ingredientes da literatura gótica com paixão, mistério e suspense.
Jane Eyre, órfã de pai e mãe, recebe uma educação severa, primeiro na casa da tia Reed, que detesta, e depois na escola Lowood. Esta infância solitária e infeliz fortalece-lhe o espírito e a independência, que serão postos à prova quando Jane se torna preceptora da jovem Adèle em Thornfield Hall. É aí que Jane e o Sr. Edward Rochester se apaixonam. No entanto, um segredo terrível separa-os, obrigando Jane a fazer uma escolha…

Sem comentários:

Enviar um comentário