Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Segredos do Passado

Autor: Mary Nickson
Edição: 2012, Março
Páginas: 420
ISBN: 9789899711679
Editora: Noites Brancas
 
Sinopse:
Quando o passado nos limita, é preciso recomeçar uma nova vida, afastando as sombras da antiga. Segredos do Passado é uma bela história de amor passada entre lagos e castelos perdidos.
Há cinco anos, Isobel e Giles inauguraram um centro de artes na sua mansão escocesa. Agora, com mais um curso de escrita criativa prestes a iniciar-se, aguardam a chegada de um grupo a contas com o passado. Determinada a começar uma nova vida, Louisa Forrester parte para a Escócia em busca de aventura, novos relacionamentos e de uma segunda oportunidade.
Marnie Donovan é uma jovem americana que, após um passado marcado por vários abandonos, decide dar um novo sentido à vida. E para tal, quer encontrar a casa de infância de que a misteriosa benfeitora tanto lhe falara e assim honrar a sua memória.
Isobel Grant é uma mulher divertida e a perfeita anfitriã. Mas enquanto tenta manter as aparências de uma vida familiar idílica, enfrenta o maior desafio da sua vida, que coloca em causa o próprio casamento.
No decorrer do curso, Louisa e Marnie sentem uma crescente atração pelo enigmático Christopher Piper e, em pouco tempo, vão ser forçadas a encarar os seus medos mais recônditos e as escolhas que fizeram.
 
A minha opinião:
Uma estreia que não correu conforme as minhas expetativas. Reconheço as qualidades deste romance com uma narrativa cuidada e bem estruturada mas... não me prendeu.  Julgo que a excessivamente elaborada caracterização das personagens e de todo o ambiente que as rodeava numa letra muito miudinha, que dificultava a leitura, contribuiram para esta minha opinião. 
 
Um romance sobre o valor da amizade em pessoas com histórias de vida distintas e assaz dificeis, que resolveram experienciar um curso de escrita criativa num recanto belo da Escócia. Personagens emocionalmente ricas e consistentes que tem que ultrapassar traumas e dificuldades do passado ou então decifrar um enigma apresentado como uma caça ao tesouro para Marnie. 
As personagens que mais me cativaram foram as desavindas irmãs Isobel e Lorna que também elas disputaram o mesmo homem - Giles, tal como Marnie e Louisa por Christopher.  Emoções e sentimentos contraditórios em que o entendimento e a comunicação nas últimas, superou as diferenças.
 
Não deixa de ser um belo romance mas para mim foi muito extenso e descritivo. Uma escrita compassada e reflexiva que não foi oportuna. Talvez noutro momento consiga assimilar melhor este romance.

Sem comentários:

Enviar um comentário