Páginas

domingo, 31 de março de 2013

A frágil doçura do bolo de limão

Autor: Aimee Bendler
Edição: 2013, Março
Páginas: 350
ISBN: 9789898470768
Editora: Marcador

Sinopse:
Na véspera do seu nono aniversário, a delicada Rose prova o bolo de limão com chocolate que a mãe fizera e descobre ser dona de um dom mágico: consegue percecionar as emoções da mãe ao saborear aquela fatia de bolo. Para seu grande espanto, experimenta desespero na aparente alegria da mãe. Em pouco tempo, torna-se conhecedora de alguns segredos, daqueles que a maioria das famílias preferiria manter guardados: o afastamento do pai, a transgressão da mãe e o isolamento cada vez maior do irmão.

A minha opinião:
Um romance tocante e profundo que não nos deixa indiferentes. Há uma força em certas narrativas que mudam algo em quem os lê. Uma força nas palavras que provocam tensão e agitação inicialmente,  depois emoção, sentimentos e pensamentos que conduzem finalmente a reflexão e ação. Este é um romance assim. 

Rose Edelstein, personagem e narradora desta história enquanto criança de 9 anos e 12 e jovem de 17 anos mexe com tudo o que pacificamente acomodámos dentro de nós e sentimos surpreendentemente o impato de emoções como tristeza, vazio, solidão e simultâneamente ternura, doçura e compreensão através do seu relato pungente sobre a descoberta de que os alimentos lhe sabiam a sentimentos. Conseguia saborear os sentimentos que as pessoas não sabiam que estavam a sentir quando os preparavam ou confecionavam. Sabia demais. Demasiado para uma criança assimilar e processar e as suas palavras são de uma candura e singularidade que ... torna este romance absolutamente mágico e extraordinário

Numa cadência suave e fluída vai expondo as fragilidades do ser humano através dos elementos da sua família. Uma família igual a tantas outras, da classe média, mas em que nada é o que parece. A falta de comunicação e naturezas diferentes afastam-nos. Sentimentos profundos e recalcados, omissos e escolhas. Segredos que guardamos dentro de nós.

Um prazer de ler! Um romances de sentimentos e percepções. 

1 comentário:

  1. Gostei bastante do livro! Incrivelmente nem sei explicar porquê. É meio estranho,mas faz-nos pensar. É um romance um pouco diferente, no entanto bem escrito e a forma como está redigido, cada palavra... é também uma história que nos prende.De facto um prazer de ler.

    ResponderEliminar