Páginas

domingo, 31 de março de 2019

A Piscina

A minha opinião:
Atraiu-me, não sei porquê. Uma história simples em que a piscina vai unir duas mulheres numa amizade improvável.
A água como terapia. Vidas comuns, que se equilibram quando nadam no lido. O lido é uma piscina ao ar livre (o que eu não sabia).
Capítulos curtos para nos dar a conhecer estas duas mulheres tão diferentes que se unem por uma causa. Rosemary tem 86 anos. Kate tem 26 (e sofre de ataques de pânico). Rosemary é viúva. Um casamento feliz, que lhe deixou muitas memórias em que o lido teve um papel central nas suas vidas. Não é apenas este casal especial. Uma pequena comunidade também vive momentos felizes nesta piscina.
Suponho que antes não o referi mas adoro um romance que se desenrole em capítulos curtos. Avança mais ligeiro e a leitura fica mais empolgante. A cada personagem, com a sua condição e circunstância um pequeno capítulo que não maça e gradualmente, num crescendo aumenta a intensidade da narrativa tornando-se viciante.
Romance terno e surpreendentemente memorável. As coisas simples importam. Esta história foi inspirada em Brixton de Londres e no sentido de comunidade que ali se vive. Encantador!

Autor: Libby Page
Edição: 2019/ fevereiro
Páginas: 336
ISBN: 9789722535625
Editora: Bertrand

Sinopse:
Kate tem 26 anos e trabalha num pequeno jornal local no qual publica notícias insignificantes. Um dia é escolhida para escrever sobre o encerramento do Brockwll Lido, uma piscina local, ao ar livre e integrada num centro de lazer e desporto. No lido, Kate conhece Rosemary, uma viúva de 86 anos que sempre frequentou o lugar desde a sua inauguração, altura em que ainda era criança. Foi aqui que Rosemary se apaixonou pelo marido e foi aqui que sempre nadaram juntos. Quando surge um projeto para transformar o lido num complexo de apartamentos, as memórias de Rosemary e o seu mundo ficam subitamente ameaçados.

Enquanto Kate mergulha na história do lido, vai-se envolvendo simultaneamente na história de uma piscina e na vida de Rosemary, uma mulher singular. O que começa por ser uma simples reportagem, apenas com interesse local, acaba por desaguar numa surpreendente relação de amizade entre duas mulheres empenhadas no combate contra o encerramento do lido.

A Piscina é um romance encantador que capta a essência e o espírito de uma comunidade através de gerações — um conto irresistível de amor, perda e amizade.

Sem comentários:

Enviar um comentário