quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Circo dos Sonhos

Autor: Erin Morgenstern
Edição: 2012, Abril
Páginas: 464
ISBN: 9789722634267
Editora: Civilização


Sinopse:
Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos)e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz - um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor - um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.
Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. 

A minha opinião:
É estonteante, maravilhoso e insólito. 
Nunca fui apreciadora de circo mas admiro as artes circenses, (talento e trabalho árduo dão espectáculos impressionantes)  e este romance é como uma obra de arte, cheia de estilo e classe. Uma obra para se apreciar gradualmente e absorver calmamente. Uma narrativa marcada por muitas descrições que formam um quadro completo que o leitor visualiza através da escrita.

Estava também relutante porque fantasia não é o meu género literário preferido, mas este livro transcende-o e rendi-me rapidamente ao talento da autora ao conceber e concretizar esta história. Transcrevo a afirmação da personagem principal, Celia, para o circo mas que se aplica a este livro como "um encanto, um conforto e um mistério".  

Celia e Marco são duas personagens involutáriamente envolvidas num desafio pelos seus mestres/ professores, em que as suas capacidades e estudos os levem a superar-se ao outro. O ponto de encontro era o Circo dos Sonhos. Um circo mágico a preto e branco, com muitas outras personagens carismáticas com destaque e protagonismo neste romance. O desfecho, é o toque final da autora  que "brinca" com as palavras que me inebriaram como leitora.

Um romance a não perder. Mágico. Um grande, grande prazer de ler.

"- As pessoas veem aquilo querem ver. E, na maior parte dos casos, aquilo que lhes dizem para ver."
(pag.35)

Sem comentários:

Enviar um comentário