Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2024

A Cicatriz

A minha opinião: 

"A beleza é subjectiva, característica que partilha com a dor."

Um casal jovem com uma excelente relação viaja para umas ansiadas férias no Rio de Janeiro. Assim começa esta narrativa em que à chegada apreciam a paisagem e em que ela descreve as circunstâncias e o relacionamento que tinham. O quão eram felizes. E é difícil não admirar a escrita de Maria Francisca Gama. E não sentir o drama que se avizinha em antecipação.

A fluidez desta narrativa muito realista e limitada ao que é relevante conquista de imediato com uma narradora que convence com um terrível testemunho anónimo.

Um romance que de tão bem contado faz eco no leitor. A consciência de um pequeno deslize e tudo muda.

Autor: Maria Francisca Gama
Páginas: 168
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9789897875755
Edição: fevereiro/2024

Sinopse:
«Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou.»

Um casal foi de férias para o Rio de Janeiro, numa viagem que prometia ser inesquecível. Depois de dias encantadores, banhados pelo sol e pelo espírito leve e sempre em festa carioca, aproveitam uma das últimas noites para irem jantar fora. Quando terminam a refeição, satisfeitos e apaixonados, decidem ir a pé para o hotel, mas não se recordam se o caminho mais perto é pela esquerda ou pela direita. Como é que a vida pode mudar tanto, apenas assim, por uma escolha irrisória?

Um relato profundo e duro, escrito na primeira pessoa, que se debruça sobre a finitude da vida, as decisões irrefletidas que a moldam e o conceito de amor eterno, com a cidade maravilhosa como pano de fundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário