Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2024

Os Dias de Saturno

 

A minha opinião: 

Paulo Moreiras não desilude. 

Uma daqueles gostos adquiridos que deleita e sacia. 
Se de início a escrita surpreende e até atrapalha porque parece adequada mas datada e pode surgir a tentação de largar, tal seria um erro crasso. Num instante ficamos a par e naturalmente aderimos a estes vocábulos que se convertem em sinónimos bem conhecidos e não perdemos histórias que muito nos dizem e divertem. 

Arte na cozinha e arte alquímica ao serviço da Coroa Portuguesa no sec. XVIII por quimeras de ouro e vida eterna. O negro assinala o princípio da Obra. É o eclipse que tanto temor trazia. Uma viagem no tempo com humor e maravilhosas personagens e muitas peripécias e reviravoltas. O povo português sempre foi muito engenhoso.

Não desprezamos o gosto pela comida, que nesta história tem de sobra, em que mistura personagens reais e ficticias. Um livro maravilhoso que foi revisto e que merece tanto ser lido.

Autor: Paulo Moreiras
Páginas: 232
EditoraCasa das Letras
ISBN: 9789896618940
Edição: fevereiro/2024

Sinopse:
Amor e comida são os ingredientes principais deste romance, em que o cómico e o trágico seguem lado a lado, por entre segredos, acasos e embustes, sempre na busca de quem somos. É na Lisboa do século XVIII, desmedida e faustosa, a fervilhar de vida e infestada de ratoneiros, tabernas, comédias e casas de pasto, que perambulam as personagens deste romance cheio de reviravoltas: entre elas, o poeta satírico Tomás Pinto Brandão, alfaiate dos costumes, ou o padre Rafael Bluteau, autor do Vocabulário Português e Latino; destacam-se, no entanto, o médico da corte João Curvo Semedo e o mestre cozinheiro Domingos Rodrigues, ambos secretos alquimistas e bons garfos. É certo que as suas experiências arriscadas nem sempre resultam como esperado; e agora, que o cozinheiro agoniza no leito, o seu filho adoptivo, portador de uma estranha marca de nascença, sai à procura de um velho médico e, de caminho, tropeça na rapariga dos seus sonhos... e em sarilhos.

Reflexão sobre o que a vida nos reserva de inescapável, o romance Os Dias de Saturno trata a alquimia das emoções sem nunca esquecer os prazeres da mesa. Galardoado com o Prémio Gourmand na categoria Melhor Livro de História Culinária no ano da sua publicação original, oferece-nos uma leitura realmente deliciosa e intemporal, ao estilo cuidado e imaginativo a que Paulo Moreiras já nos habituou.

Sem comentários:

Enviar um comentário