Páginas

domingo, 17 de março de 2024

O Caminho do Burro


 A minha opinião:

O caminho do burro como o prólogo explica é desbravar caminho que em tempos idos o burro fazia e que um incio de escrita não deixa de ter paralelo. E desde logo adoro a ironia manifesta em tudo o que li de Paulo Moreiras. Não vi o burro mas um elegante e lindo corcel.

E se gosto da requintada e rica linguagem das narrativas de Paulo Moreiras em curtas seria imperdível, ademais quando são baseadas em histórias de tradição oral que muito boas são. Muitos mitos, crenças e superstições.

Para os que se queixam de tão pouco lerem deviam ter este livro à mão para deleite em pequenas doses que rápidamente adquiriam o hábito de ler.

Treze contos reunidos (como gosto de números impares achei perfeito) em que uns são mais longos e outros mais curtos mas todos primorosos.

Autor: Paulo Moreiras
Páginas: 187
Editora: Visgarolho Editora
ISBN: 9789895316717
Edição: novembro/2021

Sinopse:
O Caminho do Burro é uma antologia dos melhores contos escritos por Paulo Moreiras, entre 1996 e 2017, que andavam dispersos por diversas publicações, algumas hoje esquecidas ou de difícil acesso. Contos onde o picaresco e a malícia do povo português andam de braço dado com as invejas e as cobiças de gente ruim e sem escrúpulos. Uns à procura de uma vida melhor, do amor, da amizade e outros a engendrar estratagemas a fim de estragar os bons planos do vizinho. Um retrato irónico, mordaz e cheio de humor sobre as grandezas e misérias de ser português, com os seus toques de malandro, pinga-amor e desenrascado. Tudo embrulhado pela riqueza vocabular a que Paulo Moreiras já nos habituou. Contos para comer, beber e rir por mais, que assim se dizem as verdades.

Sem comentários:

Enviar um comentário