Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Comboios Rigorosamente Vigiados

A minha opinião:

Uma pequena obra prima.

À volta dos comboios de uma pequena estação na Checoslováquia corre a vida de três pessoas. Um jovem aprendiz, protagonista desta estória, o sinaleiro e o chefe da estação em 1945. A vida decorre no absurdo dos acontecimentos da guerra que o Milos interpreta com algum humor ou humanidade, enquanto se prepara um ato verdadeiramente heróico.

Autor: Bohumil Hrabal
Páginas: 136
Editora: Antígona
ISBN: 9789726083818
Edição: 2022/ fevereiro

Sinopse: 
Pérola de humor, heroísmo e humanidade, Comboios Rigorosamente Vigiados (1965) leva-nos a uma pacata estação ferroviária na Checoslováquia ocupada pelos nazis, nos últimos dias da guerra na Europa. Entre o ramerrame de chegadas e partidas, gélidos cais e ruidosos vagões e locomotivas, esvoaçam os pombos predilectos do chefe de estação, asas de aviões tombam no jardim do reitor da vila, a telegrafista arrebata corações e Miloš Hrma morre de amores pela bela Máša.

Este tímido e jovem aprendiz dos caminhos-de-ferro estatais - que herdou um hilariante historial de família, saborosamente contado por Hrabal, no qual assoma um avô que quis deter os tanques alemães pelo poder da hipnose - também um dia se decide a desafiar os invasores, demonstrando que a resistência habita por vezes os homens e os locais mais improváveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário