Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Cuidado com o Cão

A minha opinião: 

Rodrigo Guedes de Carvalho é sobejamente connhecido desde que nos entra pela casa adentro nos noticiários ao fim do dia. E o seu estilo, que não nos deixa indiferentes, goste-se ou não, também é o mesmo na escrita. Curto, direto, crítico, sarcástico. As estórias são escorreitas, cheias de detalhes e aparenteemnte desconectadas como a de Luciana e Adriana, gêmeas, que já tinham sido trapezistas e uma jovem como Mafalda, violoncelista, contrariando o desejo paterno de que seguisse medicina como ele. E de repente lembrei-me desta personagem de um anterior romance de RGC e fiquei com "o coração na boca", o que me quebrou um bocadinho o entusiasmo mas rápidamente recuperado com a ação de Luciana. 

E a partir daí foi um carrocel de emoções e um carinho cada vez maior por estas personagens tão humanas que se tornaram próximas, e que me acompanhavam mesmo quando não estava entre as páginas do livro. E é isto que adoro num bom romance. Quando sou transportada para uma estória muito atual com vidas que reconhecemos e que não são necessáriamente felizes mas completas. 

Alguns assuntos são caros a RGC como as doenças mentais, a disfuncionalidade de alguns relacionamentos, a pressão das redes sociais, mas há sempre um tema dominante que são os afetos.

Cuidado com o cão que dorme no coração. E são quatro cães, ou apenas um, mas é um romance que emociona e vicia. Como os outros que o precederam. Gostei muito.

Autor: Rodrigo Guedes de Carvalho
Páginas: 384
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722074599
Edição: 2022/  abril

Sinopse: 
O muito aguardado novo romance do autor, no ano em que celebra 30 anos de vida literária.

Em plena pandemia, um médico reformado está confinado na casa onde vive só, atormentado por recordações dolorosas, quando lhe bate à porta uma mulher que ele nunca viu, mas que garante conhecê-lo bem. Duas irmãs que nunca se separaram um único dia caem num inesperado abismo e, por causa de um incidente, passarão sete anos sem se ver. E quatro cães desempenham papéis importantes nas vivências das personagens principais, cujas vidas acabam por se cruzar da forma mais inesperada.

Cuidado com o Cão é uma narrativa comovente sobre amor e redenção. Um livro carregado dos mais fortes e inconfessáveis sentimentos, e onde subitamente surge o enfermeiro Luís Gustavo e onde o carismático médico Pedro Gouveia assume um papel preponderante.

Sem constituírem nenhuma série, O Pianista de Hotel, Jogos de Raiva e Cuidado com o Cão têm a particularidade de tecer uma rede de personagens que se cruzam continuamente. Mas se é verdade que cada um destes romances tem uma história autónoma e se basta a si próprio, também é verdade que no seu conjunto constroem algo maior, um universo único onde estamos sempre desejosos de regressar.

Sem comentários:

Enviar um comentário