Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2022

David Copperfield

 

A minha opinião: 

Não sou leitora de clássicos. E no meio do meu devaneio recente com vários livros em mão constam um ou outro, que surgiram por desafio do Clube Dona Leitura. E se, a princípio foi a contragosto, agora é pelo prazer da descoberta.

Bom e sincero David. A narrativa da sua vida, que confunde-se em muito com a do seu autor Charles Dickens. Orfão de pai conheceu a tirania quando a sua mãe voltou a casar. O diretor chicote em Salem House e o trabalho duro aos onze anos numa infância amarga exceto pelo amor da sua Pegotty. A redenção surgiu quando fugiu para se encontrar com a sua fabulosa tia Betsy, que se afastara porque desejava uma sobrinha de nascimento mas que formalmente o assumiu. E os revesses chegaram quando cresceu e se apaixonou mas o trabalho árduo compensou.

Uma vida, uma comédia de costumes. Os prevaricadores e insidiosos não desaparecem e regressam com diferentes ações e a mesma vilania. David ficou mais arguto e interventivo e a trama ganhou interesse. Os bons fazem o bem desinteressadamente. E o destino de todas as personagens cumpre-se para o bem e para o mal.

Autor: Charles Dickens
Páginas: 768
Editora: Relógio D'Água
ISBN: 9789896412517
Edição: 

Sinopse: 
David Copperfield conta-nos a aventura de um rapaz, desde uma infância infeliz, até à descoberta da sua verdadeira vocação, a de romancista. Entre os fantásticos personagens do livro estão o seu padrasto, Mr. Murdstone; Steerforth, o brilhante, mas desprezível colega de escola; a formidável tia Betsey Trotwood; a humilde e traiçoeira Uriah Heep; a frívola e encantadora Dora; e ainda o "remediado" Micawber, uma das maiores criações cómicas da literatura de todos os tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário