Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Independência

 

A minha opinião: 

Dispersa procuro o livro que me agarre e Independência com Melchor, que conheci em Terra Alta, não me largaram mal o abri. No primeiro capítulo recordei a trama deste polícia que muito perdeu e no segundo capítulo estava enojada com o dinheiro e a corrupção que grassa em Barcelona em que a Presidente da Câmara é vitima de chantagem. O justiceiro Melchor é chamado a intervir e, como leitora sentia impetos de vingança, de tão envolvida e a torcer por este implacável protagonista que se inspirou em "Os miseráveis" para mudar a sua vida ou não fosse ele um leitor voraz. E o humor de Cercas permite uma brincadeira em espelho.

Dividido em três partes e um epilogo, a tramoia com as personagens do lado certo (ou quase) da lei vive muito do que se passou em Terra Alta, apesar de ser uma história independente. 

Parafraseando Melchor, uma pessoa só deve ler os livros que lhe estão destinados. Todos os romances bons falam de nós.
E para concluir, os romances não servem para nada, exceto para salvar vidas. 

Autor: Javier Cercas
Páginas: 328
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03512-7
Edição: abril/2022

Sinopse: 
Como enfrentar quem na sombra maneja o poder? Como vingar-se de quem tanto mal lhe fez? Volta Melchor Marín. E volta a Barcelona, aonde foi chamado para investigar um caso delicado: a presidente da Câmara está a ser chantageada com um vídeo sexual. Com um sentido inflexível de justiça e uma integridade moral inabalável, Melchor deverá desmontar uma extorsão cujas intenções não são claras. Para tal, terá de penetrar no mais fundo dos círculos do poder, onde reinam o cinismo, a ambição sem escrúpulos e a brutalidade da corrupção. E é nesse palco que este romance absorvente e selvagem, povoado de personagens memoráveis, se converte num retrato demolidor da elite político-económica de Barcelona, mas, sobretudo, num poderoso grito contra a tirania dos detentores do dinheiro e os amos do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário