Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Raiva

A minha opinião: 

Nada do que lemos na sinopse nos prepara para esta estória. O título, inicialmente, induz ao engano. E não deixa de ser, na minha opinião, um título óbvio, para uma belíssima capa.

José María, aliás María, como se apresenta ao longo de toda a narrativa é uma personagem ímpar. Ágil e assertivo gera perplexidade e surpreende os seus opositores. E o leitor.

"María matara... sem qualquer tipo de fúria. Tinha-o feito, sim, com a recordação da fúria, várias horas após o desentendimento, como se a fúria se tivesse desvanecido para o deixar nas mãos de uma nova razão que dela tinha emergido. Tinha-o premeditado." (pag.74)

Escrita apurada e quase displicente. Metódica. Ritmada. Inteligente. O leitor sente que está dentro da trama, vigilante, a acompanhar os movimentos de María, que por sua vez segue a familia Blinder e a namorada Rosa, o que torna esta leitura tão, mas tão viciante, que mal se consegue pousar o livro.
Brutal! Amei.

Autor: Sergio Bizzio
Páginas: 230
Editora: Editora Minotauro
ISBN: 9789899027756
Edição: 2022/  fevereiro

Sinopse:
Raiva é a prodigiosa história de um operário da construção civil que, farto de sofrer humilhações, se esconde na mansão onde a namorada trabalha como empregada doméstica, depois de, no calor de uma discussão, cometer um assassinato. Aí passa a viver incógnito, como um fantasma, sem que mesmo a namorada desconfie da sua presença.

A história simples de uma paixão entre dois trabalhadores (José e Maria) de classe baixa redunda no relato das humilhações que ambos têm de suportar por parte daqueles que se julgam mais poderosos: ele responderá à violência com violência; ela, com submissão e mentiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário