Páginas

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

O Terceiro País

 

A minha opinião:

Um livro poderoso.
Talvez seja inesperado para quem nada leu de Karina Sainz Borgo mas após ler Caí a noite em Caracas tinha expectativas altas, e sabia que teria alguns abanões emocionais. Não errei. A sobrevivência em situações limite em que a fuga é a única saída possível numa distopia tão credível que não deixa o leitor indiferente. A violência, a exploração e a morte. As migrações desumanas. A crueldade. E a compaixaão e a esperança. Não é um livro para qualquer um. 

Capítulos muito curtos para uma história que rapidamente avança como um feitiço. Angustias apenas pretende sepultar os seus gemeos quando vai ao encontro de Visitación. E tudo gira em torno de um cemitério ilegal muito requisitado. Duas mulheres corajosas que afrontavam os poderosos interesses. Tremendo.

Autor: Karina Sainz Borgo
Páginas: 280
Editora: Alfaguara Portugal
ISBN: 9789897848735
Edição: junho/2023

Sinopse:
Depois de Cai a Noite em Caracas — romance que catapultou Karina Sainz Borgo para um lugar cimeiro da literatura contemporânea —, O Terceiro País confirma uma escritora em pleno domínio da arte narrativa e da imaginação.

Angustias Romero e o marido fogem da peste, a caminho das montanhas e da ansiada segurança no país vizinho; levam, atados às costas, os dois filhos ainda bebés. À sua volta, apenas miséria, calor e poeira. Os gémeos não sobrevivem à viagem, e Angustias é abandonada pelo marido. Na fronteira, Angustias chega ao Terceiro País, um cemitério ilegal vigiado pela mítica Visitación Salazar. Contra a oposição dos barões da droga e da violência, a coveira garante aos sem-terra um último local de descanso.

É aqui que Angustias encontra finalmente lugar para os filhos. Determinada a ficar sempre perto deles, junta-se a Visitación na sua luta, num lugar onde a lei é ditada por quem empunha as armas, e o tempo é marcado pelas festas e os misteriosos brinquedos que alguém deixa na campa das duas crianças. O perigo e a violência ameaçam implodir a qualquer momento, esbatendo os limites entre a vida e a morte.

N’O Terceiro País, história poderosa de fuga e esperança, Karina Sainz Borgo mistura com mestria o mistério e a realidade, a tragédia clássica e a narrativa contemporânea, confirmando a sua pertença à vibrante nova geração literária latino-americana.

Sem comentários:

Enviar um comentário